A farmacêutica dinamarquesa responsável por Ozempic e Wegovy, anunciou resultados preliminares de sua nova aposta contra obesidade, a amicretina. O estudo inicial mostrou que a injeção semanal do medicamento reduziu até 22% do peso corporal em 36 semanas.
Os testes, que tiveram fases 1 e 2, envolveram 125 voluntários com sobrepeso ou obesidade, analisando segurança e eficácia. A dose mais alta (20 mg) obteve maior perda de peso, enquanto a menor (1,25 mg) gerou redução de 9,7%. Em comparação, o placebo resultou em uma perda de apenas 2%.
Composição do novo novo medicamento para redução do peso corporal
A amicretina é um agonista de GLP-1 que, além de estimular saciedade e reduzir a digestão, imita a ação da amilina, hormônio ligado ao controle glicêmico. Isso amplia sua eficácia em relação a outros medicamentos da categoria, como a semaglutida (Wegovy), que atinge 17,4% de redução de peso em 68 semanas.
Leia ainda: Anvisa alerta para falsificação de Ozempic
A farmacêutica também está testando uma versão oral do medicamento, que mostrou perda de até 13,1% do peso em três meses. Ambas as versões ainda precisam de mais estudos para aprovação regulatória.
No Brasil, medicamentos como Ozempic e Wegovy já estão disponíveis para tratamento de obesidade, enquanto o Mounjaro aguarda aprovação da Anvisa para essa indicação. Nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration (FDA) já autorizou sua versão para perda de peso, comercializada como Zepbound.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.