Logotipo Afya
Anúncio
Saúde31 março 2025

Ministério da Saúde e Ebserh buscam reduzir o tempo de espera de pacientes no SUS

Ministro da Saúde sugeriu que hospitais universitários aumentem horário de atendimento para realização de diagnósticos e cirurgias eletivas pelo SUS
Por Redação Afya

Em reunião na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abordou o Programa Mais Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera de pacientes por procedimentos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu em março e contou com a presença do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e do secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini.

O Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) tem como objetivo agilizar o atendimento de pacientes que buscam consultas e exames especializados. O Programa prevê que, quando o paciente necessitar de mais de uma consulta ou exame, ele será encaminhado a uma unidade de saúde que realiza todos, ou a maioria, dos serviços que o paciente precisa, evitando que ele seja colocado em várias filas.

Ampliação de atendimento em hospitais universitários

Durante a reunião, foi feita a proposta de que as unidades de saúde da Ebserh aumentem o horário de atendimento para realização de diagnósticos e cirurgias eletivas em dias de semana e aos sábados. Para isso, Alexandre Padilha sugeriu o mapeamento dos estabelecimentos que já contam com turno das 22h às 8h, os quais, segundo o ministro, teriam a capacidade de implementar esse modelo.

O ministro também ressaltou a importância dos hospitais universitários federais da Rede Ebserh para a melhoria da saúde no Brasil. “A Ebserh está ajudando muito no nosso esforço de redução no tempo de espera. Que a gente possa, nesse esforço de diagnóstico de novas iniciativas, ter a Ebserh cada vez mais. Tenho certeza de que podemos ter a capilaridade dos hospitais universitários de todo o país, que são grande referência, para que o atendimento aconteça num tempo mais adequado à nossa população”, afirmou Alexandre Padilha.

O dirigente da Ebserh, Arthur Chioro, enfatizou que a parceria entre a estatal e o Ministério da Saúde é essencial para garantir mais saúde para a população, para formar futuros profissionais de saúde e produzir conhecimento a partir das necessidades do SUS. Chioro colocou a instituição à disposição do Ministério da Saúde nos atendimentos hospitalares e nos serviços de vigilância com o apoio das universidades federais e centros de pesquisa.

Na ocasião, o ministro ainda convidou a Ebserh para colaborar com as salas de situação em saúde da nova gestão que darão mais acesso aos serviços disponíveis na rede pública para a população. As salas terão como foco a redução do tempo de espera no atendimento especializado, tratamento de câncer, saúde da mulher, imunização e produção de medicamentos.

A Ebserh

A Rede Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais federais nas cincos regiões do país. Com hospitais vinculados a universidade federais, essas unidades de saúde atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiam na formação de novos profissionais de saúde e incentivam o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Saiba mais: O que é Residência Médica? Guia completo para médicos em 2025

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde