Logotipo Afya
Anúncio
Saúde29 julho 2024

Meu SUS Digital amplia serviços e informações de saúde para a população 

Iniciativa faz parte das estratégias da Saúde para intensificar a forma como usuários interage com o sistema de saúde 

O aplicativo Meu SUS Digital ampliou o acesso da população às informações e serviços de saúde, alcançando mais de 30 funcionalidades. A iniciativa, lançada em março deste ano, faz parte das estratégias do Ministério da Saúde para mudar a forma como o usuário interage com o sistema de saúde. 

Entre as novidades apresentadas pela ferramenta, estão o registro de atendimentos clínicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a possibilidade de avaliação da qualidade do atendimento — funcionalidades que promovem a autonomia do cidadão no acompanhamento de sua saúde e contribuem para a melhoria das políticas públicas. 

Meu SUS Digital amplia serviços e informações de saúde para a população 

Imagem de freepik

Meu SUS Digital

Com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos, o aplicativo também permite a autodeclaração de raça, etnia, nome social e endereço, informações importantes para o planejamento de políticas de saúde equitativas. 

Além disso, oferece acesso à carteira de vacinação, retirada gratuita de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual, histórico de medicamentos do programa Farmácia Popular, acompanhamento de fila de transplantes e emissão de carteirinha de doador de sangue. 

A iniciativa prevê a integração do prontuário eletrônico do paciente, disponível para profissionais de saúde durante consultas em qualquer unidade do SUS. Essa interoperabilidade visa melhorar a qualidade e continuidade do cuidado à população. 

Leia também: Conselhos de carreira para jovens médicos: o que você precisa saber

A expansão da telessaúde e o diagnóstico da maturidade em saúde digital das cidades brasileiras também fazem parte do programa, que conta com um investimento de R$ 460 milhões para promover a transformação digital do SUS, priorizando regiões remotas e vulneráveis. 

A estratégia de inclusão digital inclui a implantação de pontos de telessaúde em comunidades quilombolas e áreas periféricas, além de ações com populações indígenas. O próximo passo é a elaboração de Planos de Transformação para Saúde Digital, construídos com base nos desafios de cada macrorregião de saúde do país. 

Os números foram apresentados pela pasta em coletiva de imprensa no último dia 16 de julho. O aplicativo Meu SUS Digital está disponível nas versões iOS e Android.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo