Estão abertas as inscrições para o curso introdutório de vigilância epidemiológica para Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF), que visa promover o entendimento sobre conceitos e normas das ações de vigilância em saúde pública nestes locais específicos. Trata-se de uma atualização autoinstrucional, com carga horária de seis horas com inscrições abertas até o dia 27 de junho.
Saiba mais: Gripe: aumentam casos de internações pediátricas e Fiocruz relaciona com VSR
O curso é composto por atividades assíncronas, avaliação de aprendizagem por meio de questionários com feedback e avaliação de reação sobre os conteúdos abordados. Baseado na construção de um ambiente de aprendizagem virtual que valorize conteúdos reflexivos, o curso abordará temas como introdução à vigilância em saúde pública, Regulamento Sanitário Internacional (RSI), coleta de dados e sistemas de informação em saúde.
O curso é oferecido pelo Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS) em conjunto com o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) da Fiocruz Brasília e pela Gerência Geral de Portos Aeroportos e Fronteiras (GGPAF) da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa).
O participante que obtiver 50% de aproveitamento (serão disponibilizados questionários para avaliação de aprendizagem) e preencher o formulário de avaliação do curso, poderá requerer o certificado de conclusão, que será emitido pela Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – Brasília).
Webinar de lançamento e cronograma
No dia 24 de abril, às 16h, será realizado um webinar de lançamento do curso. Para participar, basta acessar o link específico na data e horário marcados.
As inscrições ficarão abertas até o dia 27 de junho. O participante que se inscrever no último dia terá até 25 de julho para concluir o curso.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.