Centenas de milhares de aves estão sendo sacrificadas em Israel para tentar conter um grave surto de gripe aviária. Os fazendeiros estão sendo obrigados pelo governo israelense a abater meio milhão de galinhas, gerando temores de uma possível escassez de ovos.
Mais de 5 mil grous migratórios já morreram na Reserva Natural de Hula, o que foi chamado pelo ministro do Meio Ambiente, Tamar Zandberg de “o pior golpe para a vida selvagem na história de Israel”.
O estado de emergência foi anunciado em Israel pelo Serviço Veterinário do Ministério da Agricultura, depois que o vírus H5N1 da gripe foi encontrado em aviários próximos da cidade de Margaliot, causando o óbito de mais de 300 mil galinhas poedeiras.
O Serviço Veterinário informou ainda que as granjas foram isoladas, sendo interrompidas a comercialização de ovos e da estação de triagem que os recebia e começou a examinar as granjas próximas para detectar a doença.
O perigo de um surto de gripe aviária no país atingir os humanos é real e muito preocupante, de acordo com o professor Amnon Lahad, presidente do Conselho Nacional de Saúde Comunitária de Israel.
“A natureza generalizada da gripe aviária é muito preocupante, especialmente porque infecta galinhas e não apenas aves silvestres. Ele passou da vida selvagem para o estoque de animais, e espero que não dê o próximo passo para os humanos”, disse o importante epidemiologista, que está rastreando o surto aviário, em uma entrevista ao jornal The Times of Israel.
Infecção em humanos
Embora a transmissão de pássaros para humanos seja raro, 456 óbitos de indivíduos infectados com o vírus foram relatados desde 2003, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quatro cepas causam preocupação nas autoridades sanitárias: H5N1, H7N9, H5N6 e H5N8. Até o momento, os cientistas sabem pouco sobre as infecções atuais.
O professor Amnon Lahad ressaltou que um salto para os humanos pode ocorrer após uma mutação, mas também é inteiramente possível que a gripe possa cruzar espécies sem uma mutação.
Retrospectiva 2021: sepse, vacinação contra a Covid-19 e mais do que teve destaque no ano
Recomendações das autoridades
Por enquanto, nenhuma transmissão do vírus A (H5N1) para humanos foi relatada pelas autoridades. Indivíduos que estiveram em contato próximo com aves infectadas estão recebendo tratamento preventivo.
O jornal Times of Israel informou que o primeiro surto de gripe aviária em Israel neste outono foi relatado em 18 de outubro em Moshav Nahalal, no Vale de Jezreel, cerca de 60 km a sudoeste da Reserva Natural de Hula. Em novembro, foram registrados casos em um kibutz (fazenda coletiva) e em duas granjas.
O Ministério da Saúde de Israel alertou a população para tomarem precauções em meio ao surto de gripe aviária, orientando para evitar o contato com aves doentes ou feridas, assim como não caçar tais animais.
Além disso, a população só deve comprar frango e ovos em locais regulamentados que tenham selos de inspeção sanitária. Entre as recomendações estão o cuidado em cozinhar bem os ovos e frango, manter a higiene e lavar as mãos após o contato com esses alimentos.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Avian flu killing birds in Israel could jump to humans, warns epidemiologist. The Times Of Israel. Disponível em: https://www.timesofisrael.com/avian-flu-killing-birds-in-israel-could-jump-to-humans-warns-epidemiologist/
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.