No último dia 12 de junho, o Ministério da Saúde publicou portaria ajustando a bolsa-formação oferecida aos profissionais do programa Mais Médicos em 8,4%. Os proventos serão reajustados a partir do pagamento de julho de 2024.
Aumento na bolsa-formação
De acordo com a pasta ministerial, com o reajuste, o valor bruto da remuneração mensal, que era de R$ 12.385,50, passa para R$ 14.058,00. A última atualização do pagamento da bolsa-formação havia sido feita em 2019. “Esse é um reconhecimento importante da centralidade e da importância do programa Mais Médicos”, afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.
Leia também: M-Chat estará disponível no aplicativo ‘Meu SUS Digital’
O governo também informou que o aumento também irá ampliar as indenizações por fixação, (valor acumulado da soma das bolsas-formação que o profissional pode receber ao final dos quatro anos do programa) e os valores de ajuda de custo, que variam de uma a três bolsas-formação, dependendo da localidade de atuação.
Mais Médicos
O programa conta, atualmente, com 24,9 mil vagas ocupadas e objetivo de ter 28 mil médicos ativos. Segundo o governo, o programa é responsável por 60% dos médicos que atuam em municípios vulneráveis, além de facilitar o atendimento de comunidades indígenas, população privada de liberdade, por meio das equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), e pessoas em situação de rua nas equipes de Consultório na Rua (eCR).
Autoria

Augusto Coutinho
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.