Logotipo Afya
Anúncio
Saúde26 abril 2024

M-Chat estará disponível no aplicativo ‘Meu SUS Digital’

Ferramenta é usada para chegar ao diagnóstico de TEA durante os atendimentos feito por profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou que a escala M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers) passará a ser usada como método para chegar ao diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), durante os atendimentos médico na rede pública, juntamente à abordagem tradicional feita por um profissional da saúde. 

O M-Chat é uma ferramenta de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. A ferramenta consiste em um questionário com perguntas objetivas sobre características frequentes em crianças com sintomas de autismo, que deve ser respondido por pais e responsáveis. 

Hospitais e serviços especializados do SUS utilizando o sistema AGHU

Histórico

Depois de ter anunciado, no último dia 2 de abril, Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, que o dispositivo não faz mais parte da Caderneta da Criança, o secretaria de atenção primária à saúde divulgou que o teste estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital e na versão em PDF da caderneta disponível no site do ministério. 

Investimentos

Cerca de 15 mil profissionais que integram o programa Mais Médicos estão em processo de qualificação para aprimoramento do o atendimento e diagnóstico do TEA, segundo anunciou também a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde. A mesma formação será ofertada pela Universidade Aberta do SUS aos profissionais das equipes multiprofissionais que atuam em todo o país.  

Ano passado, o TEA foi incluído na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, e recebeu um investimento de mais de R$ 540 milhões na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) para ampliação e qualificação dos serviços disponíveis. 

Também em 2023, houve um aumento de 20% no incremento de custeio mensal que os Centros Especializados em Reabilitação (CER), da modalidade intelectual, como parte dos esforços para fortalecer a rede de atenção.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 300 Centros Especializados em Reabilitação em todo o país.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo