Estudo avalia impacto de diferentes dietas no risco de câncer e doenças cardíacas
Estudo publicado na revista PLOS ONE avaliou o impacto que dietas livres de produtos animais sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e suas complicações relacionadas.
A revisão guarda-chuva utilizou duas bases de dados (PubMed e Scopus) para selecionar revisões, revisões sistemáticas e meta-análises publicadas entre janeiro de 2000 e junho de 2023 que tratavam de dietas veganas, ovovegetarianas, lactovegetarianas e ovolactovegetarianas.
Leia também: ESPGHAN 2024: Fatores de risco para distúrbios da interação intestino-cérebro
Foram coletadas e analisadas informações de gênero, idade, etnia, dados socioeconômicos e origem geográfica. Dietas vegetarianas que limitavam, mas não excluíam totalmente o consumo de peixe ou aves foram retiradas da análise.
Dados clínicos avaliados incluíam nível de triglicerídeos, colesterol total, LDL, HDL, proteína C-reativa, e apolipoproteína B. Além de dados de peso, IMC, HbA1c, glicose e pressão sanguínea.
Achados
Dietas vegetarianas e veganas tiveram resultados melhores de perfil lipídico, controle glicêmico, peso/IMC, marcadores inflamatórios e riscos menores de doença cardíaca e câncer. A dieta vegetariana também foi associada a uma mortalidade menor por doenças cardiovasculares.
Não foram encontradas diferenças no risco de desenvolvimento de diabetes gestacional e hipertensão.
Conclusão
De acordo com os pesquisadores, dietas baseadas em vegetais parecem ser capazes de reduzir os fatores de risco metabólicos, além de doenças cardiovasculates, risco e mortalidade por câncer. Contudo, os autores sugerem cuidado antes da adoção mais abrangente desses tipos de dieta com base nas limitações do estudo. A saber, a alta heterogeneidade da análise, em questões de tamanho da amostra, demografia, origem geográfica, padrões de dieta e outros confundidores de estilo de vida.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.