Logotipo Afya
Anúncio
Saúde15 junho 2024

Efeitos de eventos climáticos extremos sobre a saúde materna 

Estudo analisou os efeitos de eventos climáticos extremos em mulheres durante a gestação e no pós-parto 

Artigo recentemente publicado no BMJ trouxe uma revisão de escopo que buscou analisar o impacto de eventos climáticos extremos (ECE) sobre a saúde de mulheres durante a gestação em países de baixa e média renda. Para os pesquisadores, análises similares anteriores focaram nos desfechos da gestação e saúde dos bebês e pouco avaliaram a saúde materna, assim eles decidiram por focar a análise na saúde da gestante, incluindo a saúde pós-parto das mulheres. 

Efeitos de eventos climáticos extremos sobre a saúde materna 

O estudo 

Além de avaliar as evidências mais atuais dos impactos de eventos climáticos extremos (ECE) sobre a saúde materna, o artigo também se propôs a identificar as ligações entre ECE, características geográficas e saúde. 

ECE foram classificados como variações climáticas atípicas em relação aos limites para a região do estudo, sendo excluídos tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas.  Saúde materna foi avaliada considerando a parte mental e física em todos os estágios da gestação e no período pós-parto. 

Leia também: Médico, saiba como classificar os tipos de desastres 

A revisão selecionou estudos publicados até 15 de dezembro de 2022 que tratassem tanto mulheres grávidas quanto do pós-parto (até 6 semanas) vivendo em países de baixa e média renda e que tivessem sido expostas a ECE. Utilizou-se cinco bases de dados Medline, Global Health, Embase, Web of Science e CINAHL para escolha de 15 estudos, 4 quantitativos e 11 qualitativos.   

Achados 

Os estudos quantitativos mostraram que ECE impactaram negativamente a saúde materna de formas variadas (p. ex.: acesso aos serviços de saúde, má nutrição, stress e mortalidade). Dados corroborados pelos estudos qualitativos, que ainda apontaram uma percepção por parte das mulheres grávidas de que suas necessidades foram subestimadas no período posterior a ocorrência de um ECE. 

Embora os resultados encontrados tenham demonstrado efeitos preocupantes para saúde materna, os autores acreditam que a evidência desses impactos, principalmente em países de baixa renda é limitada, sendo necessários mais estudos que também levem em conta as diferenças de infraestrutura e de políticas para desastres entre os países. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde