A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, nesta sexta-feira (14), dois casos de sarampo em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As pacientes, duas crianças da mesma família, foram atendidas em uma UPA no município e já receberam alta.
Leia também: Sarampo: saiba mais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença
Os casos foram diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Após a confirmação, profissionais de saúde que tiveram contato com as crianças foram vacinados, e uma busca ativa por possíveis novos casos foi iniciada. Segundo o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, não há registros de outros casos suspeitos ligados a esses pacientes.
Em fevereiro, um caso isolado já havia sido confirmado em Itaboraí, região metropolitana do estado, sem relação com os de São João de Meriti. Em 2024, foram notificados 207 casos suspeitos de sarampo no estado, com apenas um confirmado até o momento e outros 18 sob investigação.
Recomendações contra o sarampo
A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da vacinação, que é oferecida gratuitamente pelo SUS. A imunização é feita com a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (que também inclui a catapora), ambas parte do calendário vacinal obrigatório. A recomendação é que pais mantenham a caderneta de vacinação das crianças atualizada e busquem atendimento médico ao identificarem sintomas como febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo.
O Brasil recuperou, em novembro de 2023, o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), perdido em 2019 devido à queda na cobertura vacinal.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.