Estudo publicado no JAMA investigou o impacto que diferentes dietas à base de vegetais (saudáveis e não saudáveis) podem ter sobre o risco de desenvolvimento de gota. Os pesquisadores avaliaram a associação entre a adesão a essas dietas e casos incidentais de gota utilizando dados populacionais de duas coortes americanas: Health Professionals Follow-Up Study (1986-2012) and Nurses’ Health Study (1984-2010). Ao todo foram incluídos dados de mais de 120.000 participantes, com idade média de 54 anos para homens e 50,9 para mulheres.
Dietas saudáveis e não saudáveis
Para avaliação da adesão às dietas foi criado um índice de dieta à base de vegetais (IDV) com versões para dietas saudáveis (IDVs) e não saudáveis (IDVns), 18 grupos alimentares compunham esses índices. Casos incidentais de gota foram confirmados com questionários suplementares e foram usados modelos de regressão para avaliar associações ajustadas por multivariáveis dos índices.
Achados e conclusão
Entre os 122.679 participantes, 2.709 foram diagnosticados com gota. O IDV médio não apresentou associação significativa com gota em nenhuma coorte. Entretanto, quando foram comparados o IDVs e IDVns, o índice relativo a dietas saudáveis à base de vegetais (IDVs) demonstrou relação inversamente proporcional ao risco de gota. Enquanto isso, o relativo às não saudáveis (IDVns) esteve associado positivamente ao risco de gota.
Leia também: Estudo avalia impacto de diferentes dietas no risco de câncer e doenças cardíacas
Quando a análise se debruçou em grupos alimentares específicos, a ingestão de produtos vegetais considerados saudáveis, como grãos integrais e mesmo produtos laticínios feitos a partir de grãos, teve uma ligação com um menor risco de desenvolvimento de gota. Enquanto produtos à base de vegetais considerados não saudáveis (p. ex., sucos de frutas, óleos vegetais) estavam associados a um risco maior de gota.
Para os autores, os dados apresentados pelo estudo dão base para uma indicação de aumento da ingestão de produtos à base de vegetais saudáveis e diminuição do consumo de produtos vegetais não saudáveis, a fim de se mitigar o risco de gota.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.