Logotipo Afya
Anúncio
Saúde4 junho 2024

Dietas saudáveis à base de vegetais podem diminuir o risco de gota 

Embora diferentes padrões alimentares estejam associados ao risco de gota, publicação recente focou em dietas à base de vegetais 

Estudo publicado no JAMA investigou o impacto que diferentes dietas à base de vegetais (saudáveis e não saudáveis) podem ter sobre o risco de desenvolvimento de gota. Os pesquisadores avaliaram a associação entre a adesão a essas dietas e casos incidentais de gota utilizando dados populacionais de duas coortes americanas: Health Professionals Follow-Up Study (1986-2012) and Nurses’ Health Study (1984-2010). Ao todo foram incluídos dados de mais de 120.000 participantes, com idade média de 54 anos para homens e 50,9 para mulheres. 

Dietas saudáveis à base de vegetais podem diminuir o risco de gota 

Imagem de freepik

Dietas saudáveis e não saudáveis 

Para avaliação da adesão às dietas foi criado um índice de dieta à base de vegetais (IDV) com versões para dietas saudáveis (IDVs) e não saudáveis (IDVns), 18 grupos alimentares compunham esses índices. Casos incidentais de gota foram confirmados com questionários suplementares e foram usados modelos de regressão para avaliar associações ajustadas por multivariáveis dos índices. 

Achados e conclusão 

Entre os 122.679 participantes, 2.709 foram diagnosticados com gota. O IDV médio não apresentou associação significativa com gota em nenhuma coorte. Entretanto, quando foram comparados o IDVs e IDVns, o índice relativo a dietas saudáveis à base de vegetais (IDVs) demonstrou relação inversamente proporcional ao risco de gota. Enquanto isso, o relativo às não saudáveis (IDVns) esteve associado positivamente ao risco de gota. 

Leia também: Estudo avalia impacto de diferentes dietas no risco de câncer e doenças cardíacas 

Quando a análise se debruçou em grupos alimentares específicos, a ingestão de produtos vegetais considerados saudáveis, como grãos integrais e mesmo produtos laticínios feitos a partir de grãos, teve uma ligação com um menor risco de desenvolvimento de gota. Enquanto produtos à base de vegetais considerados não saudáveis (p. ex., sucos de frutas, óleos vegetais) estavam associados a um risco maior de gota. 

Para os autores, os dados apresentados pelo estudo dão base para uma indicação de aumento da ingestão de produtos à base de vegetais saudáveis e diminuição do consumo de produtos vegetais não saudáveis, a fim de se mitigar o risco de gota. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde