Logotipo Afya
Anúncio
Saúde1 junho 2022

Covid-19: Adolescentes são incluídos para receber a dose de reforço

O Ministério da Saúde ampliou a recomendação da primeira dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.

Por Úrsula Neves

O Ministério da Saúde ampliou a recomendação da primeira dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas desta faixa etária. A nova orientação está em uma nota técnica publicada nesta sexta-feira (27/5) pela pasta.

Por orientação do Ministério, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Caso haja indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser utilizada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser usada A escolha do imunizante mais adequado para o reforço foi baseada em critérios imunológicos, eventos adversos, disponibilidade do imunizante e cenário epidemiológico.

Antes do anúncio, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira.

dose de reforço

Mudança na estratégia de vacinação

Na nota técnica, a pasta ressaltou que a mudança na estratégia de vacinação se deve “a redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas, o reforço ao esquema primário de vacinação se tornou necessário”.

“Com o avanço da vacinação para toda a população no Brasil, foi possível recomendar doses de reforço, inicialmente para grupos prioritários, e neste momento para todas as pessoas com 18 anos ou mais”, diz a nota.

Covid-19: Idosos com 60 anos ou mais são incluídos para receber a segunda dose de reforço

Status da vacinação pelo país

O Rio de Janeiro começou a aplicar nesta segunda-feira (30/5) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos, após a divulgação da ampliação da campanha nacional.

Outro estado que já começou a vacinação desta faixa etária foi São Paulo. No entanto, embora a nota técnica do Governo Federal priorize a vacina da Pfizer, o governo estadual não faz essa distinção entre os dois fabricantes.

De acordo com os últimos dados do consórcio de veículos de imprensa, até a última sexta-feira (27/5), antes da nova recomendação do Ministério da Saúde, a (primeira) dose de reforço foi aplicada em 91.963.534 pessoas, o que corresponde a 42,81% da população brasileira.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia