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Saúde17 agosto 2017

Como atender os pacientes pelo Whatsapp?

Com a popularização do aplicativo gratuito de mensagens instantâneas Whatsapp, a comunicação com o paciente ganhou uma nova possibilidade.

Por Colunista

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com a popularização do aplicativo gratuito de mensagens instantâneas Whatsapp, a comunicação com o paciente ganhou uma nova possibilidade. Uma mensagem rápida pelo app pode agendar, confirmar ou cancelar a consulta e até mesmo servir como uma forma de comunicação direta com o médico, que poderá tirar dúvidas simples sobre a receita e o uso de medicamentos.

Mas afinal, será que atender os pacientes pelo Whatsapp é uma boa ideia? Como isso pode ser feito? Será que existem soluções melhores? Vamos tratar de algumas dúvidas agora:

O Conselho Federal de Medicina permite a comunicação com o paciente via aplicativos?

A comunicação entre o médico e o paciente via redes sociais não é proibida pelo Conselho, embora não possa constituir uma consulta completa ou ser remunerada. As redes devem servir para a distribuição de materiais educativos, tirar dúvidas e facilitar o envio de resultado de exames, por exemplo, cabendo ao médico se responsabilizar por controlar essa via de comunicação.

Leia o último parecer completo publicado pelo CFM a respeito do uso do aplicativo: PARECERCFM nº14/2017.

O WhatsApp é seguro para trocas de mensagens com os pacientes?

A princípio, sim. O aplicativo conta com um sistema de criptografia que protege o sigilo das mensagens enviadas e recebidas e dos participantes da conversa. Assim, nem os desenvolvedores e nem agências do governo conseguem acessar o conteúdo compartilhado pelo aplicativo.

Como garantir uma boa comunicação via WhatsApp?

É importante que os pacientes respeitem o aspecto profissional dessa forma de comunicação e tenham bom senso, esperando respostas apenas durante horário comercial, por exemplo. Por isso, é fundamental deixar claro para os pacientes o que pode ser comunicado por WhatsApp e o que demanda uma nova consulta, para não gerar mal entendimentos.

Além disso, a conta do app também pode ficar sob controle da secretária, que já resolveria questões relacionadas à agenda, localização do consultório, serviços oferecidos, entre outras demandas, e só repassaria ao médico as dúvidas que lhe coubessem.

Isso significa que a secretária responderá mensagens no celular o dia todo?

Não. O Whatsapp tem uma versão web que se comunica com o celular e pode ser acessada pelo navegador de internet no computador. Assim, a secretária pode ler e responder as mensagens sem ter que dividir seu tempo entre o computador e o celular.

Existem outras ferramentas de comunicação melhores?

A clássica mensagem de texto SMS se mantém como uma excelente forma de comunicação com os pacientes e traz algumas vantagens para o consultório.

Além de ser uma forma de mensagem instantânea, assim como o Whatsapp, o SMS não depende da conexão do celular à internet, não passa por processos de atualização que reconfiguram suas funções e nem corre o risco de ser bloqueado por decisões judiciais, tornando-o extremamente estável e confiável.

O SMS também está disponível em todos os modelos de celulares, permitindo que um número maior de pacientes possa se comunicar com o consultório dessa forma. Ainda pode se integrar a diversos softwares utilizados em consultórios médicos. Por exemplo, a confirmação de consulta por SMS pode ser completamente automatizada, não dependendo da secretária para o envio ou para a atualização da agenda.

Quer saber como funciona o envio automático de SMS para confirmação de consulta? Clique aqui e entenda como funciona e porque é um recurso que só reduz o número de faltas dos consultórios.

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