Usuários de cigarros eletrônicos que testam positivo para Covid-19 têm mais chances de experimentar os sintomas da doença quando comparados com os indivíduos que não inalam o vapor do cigarro eletrônico, segundo um estudo da Mayo Clinic.
A pesquisa, publicada no Journal of Primary Care & Community Health, concluiu que quem inala o vapor do cigarro eletrônico e testa positivo para a Covid-19 têm maiores chances de experimentar os sintomas da doença, como cefaleia, dores musculares e no peito, náusea, vômito, diarreia, anosmia e ageusia.
Além disso, a pesquisa indicou que os usuários que inalam o vapor do cigarro eletrônico, fumam tabaco e ainda testam positivo para a Covid-19 reclamam de dificuldade respiratória e procuraram mais vezes o pronto-socorro quando comparados às demais pessoas que não fazem uso do cigarro eletrônico.
Metodologia e principais resultados
Foram entrevistados mais de 280 pacientes que usam o cigarro eletrônico com diagnóstico positivo para a Covid-19. Os pesquisadores compararam 1.445 indivíduos da mesma idade e gênero com diagnóstico positivo para a enfermidade que não fumam. Todos os sintomas comuns da Covid-19 foram relatados com maior frequência entre quem utiliza o cigarro eletrônico.
Os participantes testaram positivo para a Covid-19 nos estados americanos de Minnesota e Wisconsin entre 1º de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.
Foram coletadas informações sobre idade, sexo, etnia, raça, sintomas de Covid-19, visitas ao pronto-socorro e hospitalizações, e histórico de estilo de vida, como a inalação de vapor e tabagismo.
Embora a pesquisa não tenha encontrado uma ligação entre o uso de cigarros eletrônicos e a testagem positiva para Covid-19, os pesquisadores descobriram uma associação entre a inalação de vapor e a vivência dos sintomas para as pessoas que testam positivo para a doença.
“Existem muitos estudos que demonstram que o uso de cigarro eletrônico pode estar associado com a inflamação nos pulmões, além da possibilidade de causar lesões pulmonares graves em certos usuários, provocando a condição denominada lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou inalação de vapores. O nosso trabalho não foi realizado para testar se o uso de cigarro eletrônico aumenta o risco de adquirir a infecção de Covid-19, mas indica claramente que a carga de sintomas nos pacientes com a enfermidade que usam o cigarro eletrônico é maior em relação aos pacientes que não fumam”, explicou o pneumologista e especialista em cuidados críticos da Mayo Clinic e coautor do estudo, Robert Vassallo.
Os responsáveis pelo estudo destacaram que as incertezas em relação aos efeitos na saúde provocados pela utilização do cigarro eletrônico são em parte devido à variedade de dispositivos utilizados, além de ingredientes no líquido vaporizado e a forma de utilização.
Contudo, o trabalho documentou uma diferença significativa na frequência dos sintomas entre quem usava cigarros eletrônicos e foram diagnosticados com Covid-19 versus quem não fumava.
Vape: efeitos dos cigarros eletrônicos na saúde respiratória
Orientações aos médicos
O estudo apontou que o aumento da inflamação do tecido pulmonar provocado pela infecção de Covid-19 e a inflamação induzida pela inalação de vapores podem elevar a probabilidade de inflamação sistêmica, com um aumento associado de sintomas, como febre, mialgias, fadiga e cefaleia.
Os pesquisadores esclarecem que durante uma pandemia com um patógeno respiratório altamente transmissível – como a do novo coronavírus – é muito importante que os médicos orientem seus pacientes a reduzir ou até mesmo interromper a inalação de vapores e o uso de cigarros eletrônicos com o objetivo de minimizar o potencial agravamento dos sintomas e da lesão pulmonar.
O vídeo em inglês do médico da Mayo Clinic e primeiro autor do estudo, David McFadden, explicando o estudo está disponível aqui.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Jose T, Croghan IT, Hays JT, Schroeder DR, Warner DO. Electronic Cigarette Use Is Not Associated with COVID-19 Diagnosis. J Prim Care Community Health. 2021 Jan-Dec;12:21501327211024391. doi: 10.1177/21501327211024391. PMID: 34109870; PMCID: PMC8202250.
- Usuários de cigarros eletrônicos que testam positivo para COVID-19 estão mais propensos a experimentar os sintomas da doença. Mayo Clinic. Disponível em: https://newsnetwork.mayoclinic.org/pt/2022/01/20/usuarios-de-cigarros-eletronicos-que-testam-positivo-para-covid-19-estao-mais-propensos-a-experimentar-os-sintomas-da-doenca/
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.