Logotipo Afya
Anúncio
Carreira22 agosto 2024

Ciência aberta: Um panorama sobre as publicações no cenário brasileiro

Panorama dos trabalhos que abordam o tema Ciência Aberta dentro do cenário brasileiro foi publicado na revista Saber Científico, da Afya.
Por Redação Afya

Na postagem desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Ciência aberta: Um panorama sobre as publicações no cenário brasileiro”. O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores Cláudio Sonáglio Albano, Paula de Oliveira Pedroso e Doriedson Oliveira Caetano, e publicado na Revista Científica SABER CIENTÍFICO, da Afya, em 2023.

Acesse aqui a revista! Ou baixe o pdf completo, na íntegra, gratuitamente.

estudo sobre ciência aberta

Ciência Aberta

A ciência aberta apresenta inúmeros benefícios para pesquisadores, autores de trabalhos, professores, estudantes e para toda a comunidade acadêmica e científica. Ela permite a circulação democrática do conhecimento. É o que aponta o artigo da Revista Científica Saber Científico, da Afya: “Os recursos educacionais abertos com o auxílio de tecnologias de acesso aberto, tais como repositórios abertos e cursos online abertos, incentivam a aprendizagem.”, concluem os autores.

Para alcançar os objetivos do artigo, foi realizado um estudo bibliográfico em quatro bases de dados, selecionando apenas trabalhos em língua portuguesa, sem delimitação de tempo. Para análise dos dados foi utilizada a ótica conceitual da bibliometria e suas três leis. Como principais resultados podem ser destacados: a precocidade do tema, a crescente produção acadêmica sobre o mesmo; dispersão de autores e respectivas instituições que publicam sobre o tema; grande volume de trabalho com origem na área da Ciência da Informação.

A Ciência Aberta parte do princípio que o conhecimento deve ser livre e deve ser aberta para que outras pessoas colaborem e contribuam com trabalhos científicos. Para a ciência aberta, dados de pesquisa, anotações de laboratórios, entre outros processos de pesquisa devem estar disponíveis gratuitamente para serem usados, reutilizados e distribuídos sem restrições legais, tecnológicas ou sociais para a sociedade. De acordo com os autores citados no artigo, a ideia geral é de que os dados de pesquisa não pertencem ao periódico no qual a pesquisa foi publicada, mas à comunidade científica.
O trabalho permitiu confirmar a precocidade do tema em paralelo à crescente importância do mesmo. Além disso, pôde-se verificar uma diversidade de autores do tema, o que comprovou que o mesmo ainda carece de maturidade em termos de produção/publicações acadêmicas.
Por fim, a pesquisa apresentou um panorama do tema Ciência Aberta no cenário brasileiro. Esse panorama está descrito por: autores que publicaram trabalhos; periódicos utilizados para a divulgação desses trabalhos e áreas do conhecimento de origem desses trabalhos.

Autores:

Cláudio Sonáglio Albano
Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

Paula Oliveira Pedroso
UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

Doriedson Oliveira Caetano
UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo