Logotipo Afya
Anúncio
Saúde6 março 2025

Casos da doença de Parkinson devem chegar a 25 milhões no mundo em 2050

Estimativa de pesquisadores prevê um aumento considerável tanto no número de casos de doença de Parkinson quanto na prevalência em idosos

Estudo projetivo publicado no The BMJ estimou que, em 2050, a doença de Parkinson afetará 25 milhões de pessoas no mundo, praticamente dobrando os números estimados em 2021. Segundo os pesquisadores, os principais fatores por trás dessa crescimento serão o envelhecimento e crescimento populacional, com o maior número de casos sendo observado na região do leste asiático, principalmente em pessoas com mais de 80 anos de idade. 

Leia também: Tratamento dos sintomas não motores da doença de Parkinson 

A conclusão do estudo é que a doença de Parkinson exercerá grande pressão sobre os sistemas de saúde no futuro, o que demonstra a necessidade de investimento em pesquisas e ações de mitigação do impacto da enfermidade. A abordagem de saúde pública contra doença pede uma estratégia multifatorial, unindo diagnóstico, tratamento e conscientização. 

Sobre as estimativas para doença de Parkinson

Para chegar ao número estimado de pacientes futuros, os pesquisadores utilizaram dados do Global Burden of Disease Study 2021, calculando os números futuros da doença para 195 países, considerando idade, sexo, ano e índices sociodemográficos e quantificando os fatores capazes de alterar os índices de prevalência da doença. 

A prevalência da doença, em 2050, deve ser de 267 casos por 100.000 pessoas, um aumento de 76% comparado com os índices de 2021.  Além do número de casos no Leste Asiático, o estudo também estimou que o maior crescimento de prevalência será na região oeste da África Subsaariana, 292%, e que a razão entre casos em homens e mulheres também aumentaria de 1,46 para 1,64.

Saiba mais: Quando indicar o tratamento cirúrgico na doença de Parkinson?  

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde