Câncer e transtorno mental relacionado com trabalho terão notificação compulsória
O Ministério da Saúde decidiu incluir novas doenças e agravos relacionados ao trabalho (Dart) na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, após acordo com os conselhos Conass e Conasems, realizado no fim de julho.
Inclusões
As novas doenças incluem distúrbios de voz, câncer, pneumoconioses, dermatoses, perda auditiva, transtornos mentais e LER/Dort, que deverão ser notificadas obrigatoriamente por profissionais de saúde quando relacionadas ao trabalho, visando à prevenção e à intervenção nos ambientes laborais.
Até então, apenas três doenças precisavam ser obrigatoriamente notificadas: acidentes de trabalho, exposição a materiais biológicos e intoxicação por substâncias químicas. Entre 2006 e 2023, foram registradas 440.921 notificações desses casos.
Em relação às doenças de notificação sentinela, no mesmo período, houve apenas 16.887 registros nos sistemas de informação de saúde.
De acordo com a pasta, a obrigatoriedade de informe deverá tornar mais fácil reconhecer a ocorrência real da doença e atuar mais precisamente na sua prevenção.
Leia também: Novas diretrizes para serviços médicos ambulatoriais de atendimento ao colaborador
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.