O Instituto Butantan suspendeu o desenvolvimento da Butanvac, vacina contra a covid-19, após os estudos não atingirem os resultados esperados na fase 2 dos testes.
De acordo com o Instituto, a quantidade de anticorpos gerada nos participantes do ensaio clínico foi inferior à observada em voluntários que receberam uma vacina já disponível ao público.
Em nota, o Butantan disse que o imunizante dobrou a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias de aplicação, mas que, no entanto, a expectativa era de que fosse quatro vezes maior, valor já atingido por outras vacinas já disponível.
“O ensaio clínico cumpriu o seu papel. No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente. Nosso compromisso é com a ciência e a saúde da população”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
Butanvac
Anunciada em 2021, a vacina emprega uma tecnologia chamada “produção por inoculação em ovo embrionado”. Ela utiliza o vírus da Doença de Newcastle como vetor, que infecta aves sem causar sintomas em humanos, permitindo que o vírus se desenvolva dentro de ovos de galinha embrionados.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.