Foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), principal órgão regulador de medicações e exames dos Estados Unidos, no final de fevereiro, o primeiro teste de diagnóstico em casa sem receita (autoteste) que pode diferenciar e detectar influenza A e B e o novo coronavírus. A previsão é que o produto também seja aprovado aqui no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Autoteste
O Lucira Covid-19 & Flu Home Test é um kit de teste doméstico de uso único que fornece resultados de amostras de swab nasal coletadas em, aproximadamente, 30 minutos. A emergência da aprovação aconteceu por conta do crescente número de casos das duas doenças e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no inverno americano.
“A autorização do primeiro autoteste que pode detectar Influenza A e B, juntamente com o novo coronavírus, é um marco importante para trazer maior acesso do consumidor a testes de diagnóstico que podem ser realizados inteiramente em casa. O FDA apóia fortemente a inovação no desenvolvimento de testes e estamos ansiosos para continuar promovendo um maior acesso a testes domésticos de doenças infecciosas para melhor atender às necessidades de saúde pública. Continuamos comprometidos em trabalhar com desenvolvedores de testes para apoiar o objetivo comum de obter testes mais precisos e confiáveis para os americanos que precisam deles”, disse Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica do FDA.
O teste pode ser adquirido nos Estados Unidos sem receita médica e realizado totalmente em casa, usando amostras de swab nasal coletadas por indivíduos com 14 anos ou mais ou coletadas por um adulto para crianças a partir de 2 anos. Segundo a diretora técnica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, a possibilidade de realização desse autoteste em qualquer lugar é um avanço.
“Apesar de tanto a influenza, quanto a covid-19 contarem com vacinas e a sintomatologia ser bastante branda para a população vacinada, o diagnóstico é importante quando tratamos da população de risco como idosos, imunossuprimidos, crianças, entre outros. O inverno aumenta o número de casos dessas enfermidades. A possibilidade de detecção simultânea desses vírus, na casa das pessoas, é uma medida muito importante em termos de saúde pública e controle das doenças”, comentou a farmacêutica Josely Chiarella.
Como funciona
O exame funciona girando o swab da amostra em um frasco que é colocado na unidade de teste. Em 30 minutos ou menos, a unidade de teste exibirá os resultados que mostram se uma pessoa é positiva ou negativa para cada uma das três enfermidades. Os indivíduos devem relatar todos os resultados obtidos ao seu médico para relatórios de saúde pública e receber cuidados médicos apropriados.
Em indivíduos com sintomas, o Lucira Covid-19 & Flu Home Test identificou corretamente 99,3% das amostras negativas e 90% das positivas para Influenza A, 100% das negativas e 88,3% das positivas para covid-19 e 99,9% das negativas para Influenza B.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.