Logotipo Afya
Anúncio
Saúde8 novembro 2023

Após 7 anos, Brasil reativa centro colaborador da OMS e contribuirá para o CID-11

A principal mudança no CID-11 é a digitalização do sistema de classificação, o que irá alterar o registro de morte e doenças associadas.

Durante reunião do Comitê de Classificação Internacional de Doenças (CID) foi anunciado que o Ministério da Saúde se tornou o responsável pelo Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) no país. A função não tinha responsável no país desde 2016, quando parou de ser exercida na Universidade de São Paulo (USP). 

Saiba mais: Esquizofrenia: apresentação psicopatológica e diagnóstico 

Após 7 anos, Brasil reativa centro colaborador da OMS e contribuirá para o CID-11

Após 7 anos, Brasil reativa centro colaborador da OMS e contribuirá para o CID-11

CID-11 

O Ministério da Saúde passa a exercer esse papel dentro das mudanças ocasionadas pela transição do CID-10 para o CID-11. Dentre as quais, a principal é a digitalização do sistema de classificação, o que irá alterar o registro de causas de morte e doenças associadas, bem como declarações de óbito e nascimento que passarão a ser eletrônicas.  

Para a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, “Essa conquista representa um marco na colaboração internacional em saúde, demonstrando o comprometimento do Brasil em melhorar a qualidade das informações da área, com reflexos diretos na melhoria dos sistemas de saúde e na qualidade de vida da população. É um motivo de orgulho para o país e um exemplo de cooperação global no avanço da ciência e da medicina”. 

Leia também: A importância da Inclusão do Burnout no CID 11 

Publicação 

Atualmente, países lusófonos estão em treinamento para adotar o novo sistema. No Brasil, o plano de trabalho para a aplicação está sob gestão da Câmara Técnica Assessora para Gestão da Família de Classificações Internacionais (CTA BR-FIC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com a tradução do documento espera-se que ele seja publicado em janeiro de 2024. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde