A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (01/07), determinou a apreensão do lote C8846C3 do medicamento Botox® 200U (toxina botulínica A), com data de validade para 01/08/2026. A Resolução-RE 2.425 também determina a proibição da comercialização, distribuição e uso dos medicamentos desse lote.
A ação foi motivada por comunicado da empresa ABBVIE FARMACÊUTICA LTDA. (CNPJ 15.800.545/0001-50), detentora do registro, que identificou unidades com características divergentes do lote original do medicamento.
Leia também: Quais são as novas aplicações estéticas e terapêuticas da toxina botulínica?
Segundo a ABBVIE, nas unidades falsas, a embalagem secundária (externa) possui cor amarela e não traz o número GTIN (Global Trade Item Number), que é um código único e global que identifica o produto, permitindo sua rastreabilidade e gestão em toda a cadeia logística.
De acordo com nota da Anvisa: “Caso profissionais de saúde e pacientes identifiquem os produtos falsificados, a orientação é não fazer uso do medicamento e notificar imediatamente a Anvisa, por meio dos seus canais de atendimento. Dúvidas sobre o produto podem ser esclarecidas por meio do SAC da fabricante.”
Saiba mais: Anvisa suspende lote falsificado de toxina botulínica
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.