A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou diversas publicações baseadas nos componentes essenciais dos programas de prevenção e controle de infecções (PCIs) da Organização Mundial da Saúde (OMS), traduzidas para a língua portuguesa. O objetivo da iniciativa é favorecer a implementação mais efetiva dos programas de prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde no Brasil.
Saiba mais: Anvisa divulga comunicado sobre falsificação de toxinas botulínicas.
Confira os materiais divulgados pela anvisa
- Guidelines on Core Components of Infection Prevention and Control Programmes at the National and Acute Health Care Facility Level (em português, orientações sobre os componentes essenciais dos programas de prevenção e controle de infecção em nível nacional e de serviços de saúde).
O guia visa prevenir epidemias e pandemias causadas por doenças infecciosas, fortalecer a resiliência dos serviços de saúde e ajudar a combater a disseminação da resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos. Além disso, a publicação pode apoiar os países no desenvolvimento de seus próprios protocolos (planos de ação de PCI e RM). O documento substitui a versão publicada pela OMS em 2009. Acesse aqui.
- Minimum requirements for infection prevention and control programmes (em português, requisitos mínimos para programas de prevenção e controle de infecção).
O documento apresenta os requisitos mínimos dos programas de PCI em nível nacional e de serviços de saúde, identificados pelo consenso de especialistas de acordo com as evidências disponíveis e no contexto dos componentes essenciais da OMS. Acesse aqui.
- Improving Infection Prevention and Control at the Health Facility (em português, aprimoramento da prevenção e do controle de infecção nos serviços de saúde.
Leia também: Anvisa proíbe fabricação de sete produtos para cabelos
Apoio ao serviços de saúde
A publicação visa apoiar os serviços de saúde na implementação efetiva de seus programas de PCI para melhorar a qualidade e a segurança em serviços de saúde Acesse aqui.
Além disso, foi realizada a tradução livre e a adaptação de documento da OMS, com a finalidade de reforçar a aquisição de conhecimento e competências específicas dos profissionais que atuam na prevenção e no controle de infecção em serviços de saúde.
- Core Competences for Infection Prevention and Control Professionals (em português, competências essenciais para profissionais de prevenção e controle de infecção). Acesse aqui.
A Anvisa acredita que a disponibilização das publicações da OMS traduzidas para a língua portuguesa, a qual foi realizada com recursos advindos da cooperação técnica existente entre a agência e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), possa apoiar a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras), combater a disseminação da resistência aos antimicrobianos e promover a segurança do paciente em serviços de saúde do Brasil.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.