Através da Resolução-RE Nº 4.445, publicada no final de novembro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibição de versões falsificadas de suplementos alimentares da empresa Vitafor.
Leia também: Anvisa divulga comunicado sobre falsificação de toxinas botulínicas
Medida legal contra suplementos alimentares piratas
A decisão da agência ocorreu depois que a fabricante original informou à Anvisa que seus produtos estavam sendo vítimas de falsificação e sendo comercializados livremente em plataformas eletrônicas.
Os produtos com versões piratas são:
- COQ-10 200 mg
- KRILL VIT
- ÔMEGA 3 – EPA DHA
- OMEGAFOR VISION
Os consumidores devem ficar atentos as diferenças entre os produtos originais e os falsificados, essas muitas vezes podem ser sutis, como por exemplo cápsulas mais duras ou de cores diferentes que as originais e alterações mínimas na embalagem e rótulo.
Denúncia
A fabricante original também pede que em caso de dúvida as pessoas que adquiriram os produtos entrem em contato com ela através dos seguintes contatos:
- E-mail: [email protected]
- Whatsapp: (15) 3042-2025
- Telefone: 0800 771 3040
- Site vitafor.com.br
Do mesmo modo, a Anvisa pede que os serviços de saúde que identifiquem os produtos falsificados comuniquem a agência através dos seus canais de atendimento, ou às vigilâncias sanitárias locais.
Saiba mais: Anvisa proíbe suplemento alimentar infantil por propaganda enganosa
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.