A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da distribuição, da comercialização e do uso de unidades falsificadas do medicamento Panzyga® (Imunoglobulina Humana 10% 5g/50mL), lote K110A8285, validade 02/2024. As medidas foram estabelecidas pela Resolução RE 288, no último dia 20.
Leia também: Anvisa analisa pedido de registro de vacina contra a dengue.
A detentora do registro, a Octapharma Brasil Ltda.,comunicou à Anvisa a identificação de unidades falsificadas do frasco-ampola do produto biológico Panzyga®, lote K110A8285, validade 02/2024. A empresa informou diferenças na data de validade do produto e no material de embalagem (etiqueta e caixa).
O número de lote K110A8285 realmente existe, mas a verdadeira data de validade é 02/2023, enquanto a data de validade do produto falsificado é 02/2024. Portanto, é possível identificar o produto falsificado pela data de validade, que não corresponde ao produto original.
Ainda há a suspeita de que o conteúdo do frasco não seja realmente imunoglobulina humana e que se trata de um lote de solução de albumina humana.
Saiba mais: Anvisa: Nova plataforma vai agilizar coleta de dados de hemoterapia.
Anvisa notifica serviços de saúde
A agência reguladora solicita aos serviços de saúde que, caso notem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato, preferencialmente via Notivisa. Caso alguém tenha dúvidas sobre a procedência do produto, recomenda-se que entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor Octapharma Brasil Ltda (21) 2430 3183 e, caso seja confirmada a falsificação, deve comunicar o fato à Anvisa através do Notivisa.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.