Logotipo Afya
Anúncio
Saúde10 junho 2024

Análise sugere que ingestão de sódio pode afetar o surgimento de dermatite atópica

Trabalho sobre população do Reino Unido verificou a relação entre uma dieta rica em sódio e dermatite atópica em adultos

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade da California buscou avaliar se um consumo alto de sódio poderia estar associado ao risco de dermatite atópica. Para os responsáveis pela análise, a associação entre dieta e dermatite atópica (DA) permanece pouco compreendida. Assim, esse estudo poderia ajudar na elucidação da heterogeneidade do curso da doença. 

Análise sugere que ingestão de sódio pode afetar o surgimento de dermatite atópica

Metodologia do estudo 

O estudo utilizou o UK Biobank para obter informações de 215.832 adultos do Reino Unido com entre 37 e 73 anos. A análise foi realizada através do resultado de exames de urina para concentração de sódio, potássio e creatinina, valores de IMC, idade, gênero. Os dados de registros médicos eram de 31 de março de 2006 a 01 de outubro de 2010. 

Veja mais: Oncologia cutânea – atualização [vídeo] 

O desfecho primário foi dermatite atópica com base nos códigos de diagnóstico e prescrição utilizados nos registros médicos. Os pesquisadores utilizaram modelos de regressão logística para multivariáveis nos ajustes por idade, raça e etnia, além de correções com base em níveis socioeconômicos e educacionais. 

Resultados e conclusão: sódio e dermatite atópica

Da população avaliada, 10.839 pacientes receberam diagnóstico para dermatite atópica. Após o ajuste dos modelos de regressão, observou-se que um acréscimo de 1 g na ingestão diária de sódio estava relacionada com uma chance maior de desenvolvimento de DA (Odds Ratio Ajustado [ORA], 1,11; IC 95%, 1,07-1,14), maior possibilidade de DA ativa (ORA, 1,16; IC 95%, 1,05-1,28), e um risco maior para DA grave (ORA, 1,11; 95% CI, 1.07-1.15). 

Uma coorte de validação com 13.014 pacientes associou uma dieta diária com acréscimo de 1 g de sódio (medida por questionário) a um maior risco para DA (ORA, 1,22; IC 95%, 1,01-1,47). 

Para os autores do estudo, os dados obtidos demonstram que a restrição na ingestão de sódio pode ser uma intervenção custo-efetiva e de baixo risco para dermatite atópica. 

Saiba mais: Prurido crônico: como abordar? 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo