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Comunicar-se bem com seu paciente é fundamental e algumas habilidades e técnicas podem ser aprendidas e melhoradas através de uma prática deliberada. Veja três dicas simples e eficazes para melhorar a comunicação com seu paciente.
1. Sentar-se: estudos mostram que se você falar pela mesma quantidade de tempo sentado, ao invés de em pé ou levantando em vários momentos da conversa, pacientes têm a impressão que você passou mais tempo com eles e ficam mais felizes. Outras atitudes muito simples são fazer contato visual e se inclinar ao falar.
2. Escutar: em geral, o médico deixa o paciente falar por menos de 20 segundos antes de interrompê-lo. Em seu próximo atendimento, experimente deixar seu paciente falar por apenas alguns segundos a mais. Além disso, certifique-se de não sair sem dar ao paciente e à família a oportunidade de fazer perguntas.
3. Envolver sempre a família: muitas vezes é mais importante falar com a família do que com o paciente. Este pode ser um doente muito idoso, confuso ou apenas sobrecarregado e assustado, e nessas situações a família é peça fundamental do atendimento.
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