As provas de residência médica estão cada vez mais completas e exigentes. É exigido dos médicos candidatos à residência médica o conhecimento dos principais assuntos vivenciados na prática clínica de cada especialidade.
No âmbito da Endocrinologia, um assunto muito relevante é o hipotireoidismo. Sendo assim, o que é mais relevante saber na hora da prova?
Pontos de atenção
O hipotireoidismo é uma condição clínica muito comum que acomete em sua maioria mulheres e tem como principal etiologia a Tireoidite de Hashimoto.
Sinais e sintomas
É importante que o candidato reconheça os principais sinais e sintomas dessa condição. Sendo assim, o paciente pode apresentar inúmeras queixas, sendo as mais frequentes: cansaço, sonolência, queda capilar, fragilidade das unhas, constipação, redução da concentração e dificuldade para perda ponderal.
Exame físico e diagnóstico
Ao exame físico, muitas vezes não se nota nenhuma alteração, mas quando ocorrem é importante que o candidato saiba reconhece-las. O paciente pode apresentar: bócio tireoidiano, bradicardia, relaxamento dos reflexos tendinosos profundos e , em casos mais graves, coma mixedematoso.
Após a suspeita clínica, é necessário confirmar o diagnóstico com a dosagem sérica da função tireoidiana (TSH e T4l) e determinar o tipo de hipotireoidismo.
É importante que o candidato saiba que a dosagem da função tireoidiana não deve ser recomendada de rotina para pacientes internados e também saber da condição da síndrome do eutireoideo doente.
Atenção: A dosagem do anticorpo anti-tireoperoxidase(Anti-TPO) deve ser solicitada para investigação etiológica, bem como a ultrassonografia pode auxiliar em casos de tireoidite auto-imune ou suspeita de nódulos tireoidianos ao exame físico.
Tratamento
Por fim, em relação a abordagem terapêutica, é importante que o médico saiba as indicações de tratamento, a dosagem da medicação Levotiroxina e quando tratar o hipotireoidismo subclínico.
Importante ter atenção às condições especiais como o hipotireioidismo gestacional e o hipotireoidismo na população idosa, pois elas necessitam de tratamento diferenciado.
Conclusão
Em suma, é de relevância que o candidato saiba o manejo completo do hipotireoidismo desde a sua apresentação clínica até o seu tratamento, além de suas particularidades, visando sucesso na prova de residência médica e também em sua prática clínica.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.