Logotipo Afya
Clínica Médica6 julho 2023

Caso clínico: Paciente com perda ponderal, febre e pancitopenia

Paciente estava hipocorada (++/4+) hipertensa e taquicardica com discreto esforço respiratório. Confira o caso completo.

Paciente feminina 42 anos com quadro de perda ponderal há dois meses (cerca de 17 kg), febre e pancitopenia a esclarecer. Interna com quadro de letargia, prostração, estava hipocorada (++/4+) hipertensa e taquicardica com discreto esforço respiratório. A saturação de O2 era de 99% com cateter nasal há dois litros/min.

Os exames laboratoriais apresentavam anemia (hemoglobina 6,6 mg/dL) leucopenia (1600 leucócitos com 86 linfócitos) e plaquetopenia (114 mil plaquetas). Função renal, eletrólitos, gasometria e glicemia normais. Análise do líquor era normal.

Foi solicitado painel para doença autoimune, parecer da hematologia, investigação laboratorial da anemia, sorologia para diversas infecções virais e exames de neuroimagem.

 

O laudo da ressonância dizia:

Há múltiplas lesões de aspecto expansivo, supra e infratentoriais, de tamanhos variados e irregulares, comprometendo as substâncias branca e cinzenta, com hipersinal em T2 e FLAIR e hipossinal em T1, causando apagamento focal de sulcos e fissuras e com discreto edema perilesional. As lesões têm restrição à difusão de moléculas de água nos mapas de ADC e DWI, sem realce significativo após injeção de gadolínio.

Na sequência SWI nota-se que algumas lesões têm focos hemorrágicos puntiformes, sendo o mais evidente no cerebelo à esquerda. As maiores lesões supratentoriais estão na convexidade do lobo parietal direito, no giro do cíngulo à direita e na porção mesial do lobo parietal esquerdo. O parênquima cerebral tem redução volumétrica difusa para a idade. Hipocampos simétricos com dimensões e sinal preservados. Corpo caloso íntegro.

Ventrículos supratentoriais compensatoriamente dilatados, sem sinais de hipertensão intracraniana. Há proeminência dos sulcos corticais, cisternas e fissuras. Linha média centrada. Ausência de coleções extra-axiais.

1/2

Diante do exposto, qual o diagnóstico?

ALúpus eritematoso sistêmico

BSíndrome da imunodeficiência adquirida

CLinfoma

DEsclerose múltipla

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Teste seus conhecimentos também em: