Logotipo Afya
Oftalmologia10 novembro 2022

Caso clínico: oftalmoplegia dolorosa

Paciente de 45 anos, sem comorbidades conhecidas e em acompanhamento médico regular, vem ao pronto-socorro com queixa de dor retro-orbitária, constante e persistente, de moderada intensidade em olho esquerdo iniciada há uma semana. Refere diplopia e ptose palpebral ipsilateral iniciadas há duas horas. Ao exame físico apresentava blefaroptose parcial à esquerda, diplopia binocular vertical sem fatores atenuantes ou agravantes e desvio do olhar em olho esquerdo para baixo e lateral.

1/6

Após realização de todos os exames laboratoriais solicitados, com tempo decorrido de 48h desde a admissão do paciente até o momento, não houve nenhuma achado que indicasse algum diagnóstico em específico. Associando os dados clínicos apresentados e ausência de achados laboratoriais e de imagem, qual entidade clínica é a melhor hipótese diagnóstica: 

APseudotumor orbitário

BSíndrome de Tolosa-Hunt

COftalmoplegia diabética

DNão há dados suficientes para definição diagnóstica

Enxaqueca oftalmoplégica

Autoria

Foto de Rafael Horácio Lisbôa

Rafael Horácio Lisbôa

Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Base do Distrito Federal ⦁ Especialização em Gestão em saúde pelo Instituto Israelita Albert Einstein ⦁ Graduação em Medicina pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central ⦁ Gerente de Medicina interna do Hospital de Base do Distrito Federal (Brasília-DF), onde foi preceptor do programa de Residência Médica em Clínica Médica enquanto esteve na assistência

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Teste seus conhecimentos também em: