Legenda imagem 01: Microscopia Confocal – presença de estruturas filamentares/pseudo-filamentares sugestivas de fungo filamentoso.
Legenda imagem 02: Microscopia Confocal – presença de estruturas filamentares/pseudo-filamentares sugestivas de fungo filamentoso.
Paciente masculino, 28 anos, relata que durante trilha teve um trauma com vegetal no olho. Desde então se queixa de turvação visual, dor, vermelhidão e fotofobia. Paciente não é usuário de lente de contato. Ao exame oftalmológico, presença de infiltrados corneanos amarelo-branco com margens indistintas. No exame de Microscopia Confocal havia presença de estruturas filamentares/pseudo-filamentares sugestivas de fungo filamentoso.
Sobre a Ceratite Fúngica, qual alternativa é falsa?
ASão fatores de risco para ceratite fúngica traumatismo com vegetais, uso de corticoide tópico, uso de lente de contato, imunossuprimidos, diabéticos e doenças crônicas da superfície ocular
BA infecção por fungos leveduriformes é mais comum
CPode ocorrer coinfecção bacteriana e fúngica da córnea
DO transplante de córnea deve ser considerado quando o tratamento medicamentoso é ineficaz ou após perfuração
Autoria

Alléxya Affonso
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ) ⦁ Título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ⦁ PhD em Oftalmologia e Ciências Visuais pelo programa de Doutorado da UNIFESP/EPM ⦁ Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) ⦁ Especialista em Retina Clínica, Uveítes e Oncologia Ocular pela UNIFESP/EPM.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.