Logotipo Afya
Anúncio
Psiquiatria10 outubro 2017

Uso de ketamina está associado com menor risco de suicídio

Em novo artigo, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de dados examinando os efeitos de uma dose única de ketamina sobre a ideação suicida.

Por Vanessa Thees

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo publicado no American Journal of Psychiatry, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de dados examinando os efeitos de uma dose única de ketamina sobre a ideação suicida.

Os dados dos participantes foram obtidos de 10 dos 11 estudos de comparação identificados que utilizaram solução salina ou midazolam como tratamento de controle. A análise incluiu apenas participantes que tiveram ideação suicida no baseline (n = 167).

As principais medidas de resultado foram os itens de suicídio de escores clínicos administrados pelo médico (Montgomery-Asberg [MADRS] ou Hamilton [HAM-D]) e os de autorrelato (QIDS-SR ou Beck [BDI]), obtidos em até 1 semana após a administração da ketamina.

Em apenas 1 dia, a ketamina reduziu a ideação suicida significativamente. Os efeitos foram classificados como de moderados a grandes (d de Cohen = 0,48 – 0,85) em todos os momentos após a administração do medicamento.

Uma análise de sensibilidade demonstrou que, em comparação com os tratamentos de controle, a ketamina teve benefícios significativos nos itens dos escores MADRS, HAM-D e QIDS-SR, mas não do BDI. O efeito do medicamento sobre a ideação suicida permaneceu significativo após o ajuste para mudanças na gravidade dos sintomas depressivos.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a ketamina reduziu rapidamente os pensamentos suicidas, dentro de 1 dia e por até 1 semana em pacientes deprimidos. Os efeitos do medicamento foram parcialmente independentes dos seus efeitos sobre o humor. Agora, eles sugerem pesquisas adicionais sobre a segurança a longo prazo da ketamina e a sua eficácia na redução do risco de suicídio antes da implementação clínica.

Veja também: ‘Alertas sobre suicídio em adolescentes’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Psiquiatria