A toracocentese é um procedimento frequente no nosso dia a dia, seja na enfermaria, no pronto-socorro ou na UTI. Ela é necessária em diversas situações, como investigação de derrame pleural, alívio de dispnéia, ou diagnóstico de empiema. No entanto, existem diversos riscos associados ao procedimento, como pneumotórax, hemotórax maciço, e edema de reexpansão.
Neste episódio, Vinicius Zofoli, intensivista e editor-chefe de terapia intensiva do portal PEBMED/Afya, faz uma atualização e revisão rápida sobre como realizar a toracocentese. O especialista aborda ainda as indicações, contraindicações e técnica, com dicas de ouro que você não pode perder!
Confira agora dando o play!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Principais pontos abordados no episódio:
-
Indicações e contraindicações da toracocentese
-
Técnica e o triângulo de segurança
-
Identificação e tratamento das complicações
Veja também: Sangramento uterino anormal (SUA) no pronto-socorro
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.