O sangramento uterino anormal agudo (SUA-a) é definido como fluxo sanguíneo proveniente do corpo do útero, em volume excessivo, não relacionado à gestação, com indicação de intervenção imediata, a fim de se reduzir a perda sanguínea e evitar instabilidades clínica e hemodinâmica. Pode se apresentar como episódio isolado ou manifestação aguda de uma condição crônica, muitas vezes requerendo internação hospitalar, elevando os custos de atenção à saúde.
A SUA tem como causas: pólipo, adenomiose, leiomioma, hiperplasia e malignidade endometrial, coagulopatia, disfunção ovulatória, causas endometriais, iatrogênicas e um último grupo que reúne causas não classificadas, constituindo o famoso acrônimo PALM-COEIN.
Neste episódio, Letícia Bellusci, médica ginecologista fala sobre a importância de realizar o diagnóstico correto e o tratamento adequado nos casos de sangramento uterino anormal agudo (SUA-a). Esse é um tema de grande relevância, já que apresenta uma prevalência de 40% nas mulheres em todo o mundo.
Confira agora dando o play!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Principais pontos abordados no episódio:
- Como se manifesta e diagnóstico
- Principais causas da SUA
- Manejo da paciente com SUA no pronto-socorro
- Exames e tratamento
Veja também: Endometriose torácica na emergência [vídeocast]
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Letícia Suzano Lelis Bellusci
Residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Regional de Presidente Prudente ⦁ Especialização em Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva pelo Hospital Sírio-Libanês ⦁ Especialização em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Tecnologia em Saúde ⦁ Especialização em andamento em Medicina fetal pela Fetus ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.



