A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) acontece em pacientes sob uso dessa terapia de suporte por pelo menos 48 horas. A depender da flora local, essas infecções são causadas frequentemente por bactérias multirresistentes (MDR).
Algumas situações aumentam muito o risco de organismos MDR especialmente em pacientes com ≥ 7 dias de ventilação mecânica (odds ratio – OR 6.0) ou exposição prévias a antibióticos (OR 13.5), especialmente se de amplo espectro (OR 4.1) 2. A mortalidade atribuída exclusivamente a PAV chega a 10% por episódio.
Neste episódio, Vinicius Zofoli, intensivista e editor do portal PEBMED/Afya, discute formas de prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica, destacando as controvérsias sobre o assunto.
Ouça agora!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Principais pontos abordados no episódio:
-
Medidas comprovadamente eficazes
-
Medidas que podem ser acrescentadas
-
Medidas não recomendadas
Veja também: Toracocentese: atualização e revisão rápida
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.