Os transtornos de ansiedade generalizada estão associados ao aumento da utilização dos serviços de saúde, diminuição da qualidade de vida e prejuízo funcional, sendo o segundo transtorno mental mais comum. O transtorno de ansiedade generalizada tem uma prevalência ao longo da vida de 13%, sendo o transtorno de ansiedade mais frequente. A sua ocorrência é maior entre as mulheres e possui um curso crônico.
Os transtornos de ansiedade podem contribuir para o desenvolvimento e uma piora de uma variedade de condições clínicas e 41% dos pacientes com transtorno de ansiedade não são adequadamente tratados. As manifestações da ansiedade, elas podem ser separadas em 4 grandes grupos, sendo eles: manifestações intelectuais, manifestações emocionais, manifestações fisiológicas e manifestações comportamentais.
Neste episódio, Tayne Miranda, médica psiquiatra e editora do Portal, aborda o manejo geral e as atualizações no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. A especialista ainda comenta sobre as estratégias de tratamento não farmacológica e o manejo medicamentoso.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados no episódio:
Veja também: Caso clínico: Distúrbio de ansiedade generalizada após cesariana
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.