Bebidas energéticas contendo elevado teor de cafeína podem trazer sérias complicações cardiovasculares para crianças e adolescentes. Contudo. essas bebidas não estão sujeitas a limites de teor de cafeína ou requisitos de rotulagem nos Estados Unidos. O The Journal of Pediatrics trouxe recentemente um excelente comentário de duas especialistas sobre o tema, resumido no podcast a seguir.
As bebidas energéticas são comercializadas como produtos que podem aumentar a disposição, melhorar a concentração, otimizar o desempenho físico e estimular a atividade mental e o estado de alerta. No entanto, o consumo dessas bebidas pode levar a sérios problemas cardiovasculares, podendo culminar em óbito.
Neste episódio, Roberta Esteves, médica pediatra intensivista e editora do Portal Afya, resume o comentário feito pelo The Journal of Pediatrics acerca do uso de bebidas energéticas por crianças e o risco de toxicidade cardiovascular. A especialista comenta os eventos adversos que os componentes das bebidas podem causar e o papel do pediatra na situação.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Introdução – Bebidas energéticas e crianças combinam?
- Cafeína
- Outros ingredientes
- Eventos adversos
- Proposta para o FDA
- Qual o papel do pediatra na situação?
Veja também: Cafeína pode reduzir a frequência de arritmias cardíacas
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Roberta Esteves Vieira de Castro
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.