A definição da Síndrome da dor complexa regional (SDCR) depende da presença de dor regional combinada com disfunção simpática, atrofia e comprometimento funcional afetando estruturas musculoesqueléticas, nervos e vasos.
Neste episódio, Giovanni Vilardo, médico ortopedista e conteudista do Portal Afya, aborda a síndrome da dor complexa regional, uma dor prolongada com maior frequência após um trauma menor e que afeta mais comumente o aspecto distal de um membro. O especialista ainda cita os sinais, sintomas, a manifestação clássica e mais.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Classificação
- Critérios de Budapeste
- Epidemiologia
- Sinais e sintomas
- Exame físico
- Estadiamento
- Tratamento
Veja também: Qual é o melhor tratamento para síndrome da dor complexa regional?
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube!
Autoria

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes
Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁ Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁ Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.



