Neste segundo podcast da Série de Emergências Médicas, Yuri Albuquerque, intensivista e conteudista do Portal, fala sobre o atendimento inicial às vitimas de esmagamento. Além disso, o especialista aborda também as possíveis complicações relacionadas à síndrome do esmagamento e o tratamento indicado nesses casos.
Confira agora!
Emergências Médicas – Atendimento às vítimas de trauma
A nova série Emergências Médicas – Atendimento às vítimas de trauma tem por objetivo realizar atualizações sobre a abordagem de grandes desastres, trazendo suas especificidades à tona, através dos cenários mais frequentes na realidade brasileira. O trauma é uma das principais causas de morte prevenível, principalmente em pacientes jovens, resultando em um enorme número de anos potenciais de vida perdidos e gerando grande impacto socioeconômico. Assim, como o atendimento de vítimas de trauma é extremamente complexo e requer treinamento específico, é fundamental ao médico que atende em pronto-socorro, independente da especialidade, estar preparado para atender essas vítimas. Não deixe de conferir os próximos episódios!
Veja também:
- Série Emergências Médicas – Atendimento ao politrauma em situações de calamidade
- Série Emergências Médicas – Particularidades do atendimento à vítima de incêndio
Tópicos abordados no episódio:
- O que é uma lesão por esmagamento?
- Síndrome do esmagamento e rabdomiólise
- Atendimento inicial/pré-hospitalar
- Tratamento hospitalar
Saiba mais: Benefícios renais dos inibidores de SGLT-2
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Autoria

Yuri Albuquerque
Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP) • Residência em Medicina Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) • Residência em Clínica Médica ano complementar (R3) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) • Residência em Clínica Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) • Médico intensivista rotina do hospital Samaritano Paulista • Título de Especialista em ECMO pela Extracorporeal Life Support Organization (ELSO) • Título de Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.