Por que que eu tenho que fazer o exame físico completo? Essa pergunta é muito comum já que muitos diagnósticos aparecem pela história ou antes mesmo de examinarmos o paciente.
Podemos responder de duas formas:
- A entrevista clínica é um ritual e encostar no paciente demonstrando interesse por ele é um passo simbólico para a relação médico- paciente. Mesmo que não seja útil, tecnicamente, para o diagnóstico já estabelecido, entender o ritual pode te fazer ganhar o respeito do paciente.
- É examinando sistemas orgânicos inalterados, por exemplo, exame neurológico de um paciente com unha encravada, que você acrescenta ao seu repertório as variações do normal. Os melhores médicos são aqueles que têm em seu repertório íntimo uma grande variação de exames físicos normais.
Neste episódio, o professor de Clínica Médica Bruno Farnetano, explica a importância de fazer o exame físico completo além da simples função de apontar para um diagnóstico.
Confira o episódio!
Tópicos abordados neste episódio
- A importância do exame físico completo
- O ritual da entrevista clínica
Confira também: As três dimensões da semiologia médica.
Esse conteúdo é produzido pelo especialista em clínica médica, Bruno Farnetano em parceria com o Portal PEBMED. Você pode conhecer outros conteúdos do médico no Youtube, Spotify e Instagram.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.