O consumo de alimentos ultraprocessados e seu impacto, de forma mais específica, no trato gastrointestinal é um tema de extrema importância. Esses alimentos de alto valor calórico, mas baixo valor nutritivo, passa por várias etapas de processamento. Para entender mais sobre o que são os alimentos ultraprocessados e os danos que podem causar no TGI, escute este episódio. Curiosidade: Nos EUA até 60% da ingestão calórica vem de AUPs, enquanto na Itália esse número é de apenas 10%.
Neste episódio, Leandro Lima, gastroenterologista e editor do Portal Afya, aborda os riscos da ingestão de alimentos ultraprocessados para o trato gastrointestinal. O especialista ainda aborda mais sobre: – Classificação dos alimentos – Entendendo a NOVA – Impacto no trato gastrointestinal – Relação com câncer colorretal e doença inflamatória intestinal (DII) – Microbiota e doenças associadas – Efeitos dos aditivos como emulsificantes e corantes – Ligação com doenças metabólicas, cardiovasculares, depressão e declínio cognitivo
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Doença inflamatória intestinal (DII)
- Microbiota e doenças associadas
- Ligação com doenças metabólicas, cardiovasculares, depressão e declínio cognitivo
- Como políticas públicas podem atuar
Veja também: Alimentos ultraprocessados e seus impactos na saúde [ebook]
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Leandro Lima
Editor de Clínica Médica da Afya ⦁ Residência em Clínica Médica (2016) e Gastroenterologia (2018) pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) ⦁ Residência em Endoscopia digestiva pelo HU-UFJF (2019) ⦁ Preceptor do Serviço de Medicina Interna do HU-UFJF (2019) ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.