Neste episódio, o editor associado do Portal PEBMED, Vinícius Zofoli convida o médico pneumologista Guilherme Bridi, para comentarem sobre as últimas atualizações no diagnóstico e tratamento da asma grave, incluindo o uso de biológicos.
Nesse contexto, o conhecimento de alguns conceitos, como o que é asma de difícil controle, e sua diferenciação com a asma grave, é fundamental!
Saiba mais sobre o que existe de mais novo no tratamento da asma.
Aperte o play e confira!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Atualmente sabemos que a doença é extremamente heterogênea, com vários fenótipos clínicos, com fisiopatologia subjacente diferente. Em alguns pacientes, a doença é marcada pela dificuldade no controle dos sintomas.
Tópicos discutidos no episódio
● Diferença entre asma de difícil controle e asma rave
● Como manejar casos de asma grave
● Diferentes fenótipos de pacientes com asma
● Quando iniciar biológicos?
● Quais biológicos estão disponíveis no SUS?
Pontos fundamentais
● O diagnóstico correto e acurado da asma, afastando diagnósticos diferenciais (ex: DPOC ou disfunção de pregas vocais), é importante para a escolha de tratamento apropriado
● Devem ser verificados em todas consultas: controle de sintomas, técnica de uso de dispositivos inalatórios, exposições ambientais (ex: alérgenos, tabagismo, ou drogas como beta bloqueadores)
● Algumas comorbidades atrapalham o controle da asma, como Rinite alérgica, Obesidade, Refluxo
● Os biológicos devem ser considerados no caso de asma grave não controlada, associada a sintomas persistentes ou exacerbação frequente com uso de corticoterapia via oral, em vigência do uso de corticoides inalatórios em alta dose, β2 inalatório de longa ação e antimuscarínicos em doses otimizadas.
Convidado:
Guilherme Bridi é formado em Clínica médica e Pneumologia pelo Hospital das Clínicas-USP e preceptor da disciplina de pneumologia no Instituto do Coração (InCor – USP).
Referência Bibliográfica:
Brusselle GG, Koppelman GH. Biologic Therapies for Severe Asthma. N Engl J Med. 2022 Jan 13;386(2):157-171. doi: 10.1056/NEJMra2032506
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.