Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A Liga Europeia Contra Reumatismo (EULAR, em inglês) lançou recentemente o trabalho da força-tarefa (FT) sobre as recomendações de atividade física em pacientes com artrites (artrite reumatoide, osteoartrite de quadril/joellho e espondiloartrite) após revisão da literatura médica sobre o assunto. Pontos importantes envolvem o potencial beneficio da prática regular no aspecto de reduzir a “atividade” de doença e ajudar no controle do peso corporal, reduzindo a carga imposta na articulação.
Atualmente, os dados da literatura mostram que os pacientes com tais problemas são mais sedentários que a média, talvez por medo de piorar dos sintomas e/ou de lesão. Só que isso pode também refletir que os profissionais de saúde têm que ser informados para melhor encorajar a prática quando indicado. O benefício do exercício não se restringiria a melhorar os “doentes”, atuando também na prevenção.
Vamos aos keypoints dessa FT após análise da literatura:
- Atividade física é parte integral do cuidado.
- Todo profissional de saúde deve estar envolvido no processo (abordagem multidisciplinar).
- Capacitação dos profissionais de saúde para orientar corretamente os pacientes.
- Definir status (ativo/ não ativo) e nos diferentes domínios (cardiorrespiratório, força muscular, flexibilidade e neuromotor).
- Contraindicações gerais e específicas para cada doença.
- Individualizar os alvos da terapia com exercício e avaliação com questionários estabelecidos.
- Barreiras e facilitadores gerais e específicos de cada doença.
- Adaptação individualizada após avaliação minuciosa.
- Aplicar técnicas de mudança de comportamento.
- Modos de prática (terrestre, água, supervisionada, individual).
A opinião da FT é que a maioria dos pacientes com artrites têm condição de praticar atividade física regular quase como uma pessoa sem tais doenças, de modo a atingir o que é recomendado pela OMS. Os benefícios parecem ser diversos e é preciso implementar um processo de orientação/avaliação/encorajamento para atingir o objetivo e com boa adesão dos pacientes após avaliação multidisciplinar individualizada.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- Rausch Osthoff A, Niedermann K, Braun J, et al 2018 EULAR recommendations for physical activity in people with inflammatory arthritis and osteoarthritis Annals of the Rheumatic Diseases Published Online First: 11 July 2018. DOI: 10.1136/annrheumdis-2018-213585
- https://ard.bmj.com/content/early/2018/07/11/annrheumdis-2018-213585
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.