Você já conhece a Medcel? Lá, você encontra as mais recentes metodologias e simulados, e os mais completos cursos preparatórios para as provas de Residência Médica. Para dicas fresquinhas sobre RM, visite o blog da Medcel.
Confira algumas dicas da Medcel sobre os assuntos mais cobrados nas provas de Pediatria a para R1 (para visualizar as dicas completas, acesse o blog):
1. Neonatologia
A neonatologia corresponde aos primeiros 28 dias do bebê. Veja estes tópicos: avaliação da vitalidade ao nascer; necessidade ou não de reanimação neonatal; icterícia e incompatibilidade RH e ABO. Outros assuntos que aparecem com frequência: sífilis congênita, tuberculose no RN, sepse neonatal, triagem neonatal com as respectivas condutas.
2. Doenças infecciosas
Aqui, entra as principais doenças exantemáticas: varicela (catapora), sarampo, rubéola e escarlatina. É bom saber bem a idade que abrange, características do exantema, período de encubação, pródromos, complicações, prevenções com as vacinas e tratamento. Há também outras doenças infecciosas no geral. Ah, e claro, dengue e zika.
3. Imunizações
O calendário do Programa Nacional de Imunização deve estar na ponta da língua. E também: tipo de vacinas virais, bacterianas, intervalos e contraindicações à vacinação. Separe cada vacina e faça um esquema com sua composição, esquema vacinal, indicações, contraindicações específicas e efeitos adversos.
4. Doença infecciosa respiratória
As infecções respiratórias agudas são causa de morbidade e mortalidade em menores de cinco anos. A campeã das questões é a bronquiolite viral (etiologia, quadro clínico, critérios de gravidade, diagnóstico e tratamento). Pneumonia adquirida na comunidade, amigdalite, tuberculose, sinusite e laringite. Acesse mapa mental exclusivo.
5. Aleitamento materno
Em aleitamento materno, tópicos para se atentar: ordenhar, como é uma boa pega, recomendações, armazenamento correto do leite, principais dificuldades na amamentação e contraindicações do aleitamento materno. Vale a pena revisar também mastite, ingurgitamento e alimentação complementar.
Gostou deste artigo? Então visite o blog da Medcel e confira as dicas completas!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.