Em 15 de fevereiro, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou, no CDC’s Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), um relatório que mostra como a série primária de vacinação de duas doses com vacina de mRNA contra a covid-19 durante a gestação está ligada a um risco reduzido de hospitalização associada à infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em lactentes com menos de seis meses de idade.
A vacinação contra a covid-19 é recomendada para gestantes, lactantes, tentantes ou mulheres que possam engravidar no futuro. Evidências de outras doenças imunopreveníveis sugerem que a imunização materna pode fornecer proteção à prole, especialmente durante os primeiros seis meses de vida, através da transferência transplacentária passiva de anticorpos. Estudos recentes de vacinação contra a covid-19 durante a gravidez sugerem a possibilidade de transferência transplacentária de anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 que podem fornecer defesa aos bebês. No entanto, evidências epidemiológicas relacionadas aos benefícios protetores, nos bebês, da imunização materna contra a covid-19 durante a gestação eram ausentes.
Leia também: Dose de reforço da Pfizer e mortalidade por Covid-19
Metodologia
Um estudo caso-controle com teste negativo foi conduzido em 20 hospitais pediátricos em 17 estados americanos, durante o período de 1º de julho de 2021 a 17 de janeiro de 2022. A variante Delta era difundida nos Estados Unidos, antes da predominância da variante Ômicron após meados de dezembro.
O desempenho da vacina na prevenção de desfechos graves em bebês foi avaliado, comparando as chances de completar uma série de vacinação primária de duas doses de mRNA contra a covid-19 durante a gravidez entre mães de bebês com a doença e um grupo controle, cujos resultados do teste de antígeno ou RT-PCR para SARS-CoV-2 eram negativos.
Resultados
Entre 379 lactentes hospitalizados com idade inferior a seis meses, a idade média foi de 2 meses. Vinte e um por cento tinham, pelo menos, uma condição médica subjacente e 22% nasceram prematuros, isto é, com idade gestacional inferior a 37 semanas.
Do total da amostra, 176 bebês apresentaram covid-19 (casos) e 203 não estavam infectados com o SARS-CoV-2 (controles).
A eficácia da vacinação materna durante a gestação contra a hospitalização por covid-19 em bebês com menos de seis meses de idade foi de 61% (intervalo de confiança de 95% [IC 95%] = 31–78%). Já a eficácia da conclusão da série primária de vacinas no início e no final da gravidez foi de 32% (IC 95% = –43% a 68%) e 80% (IC 95% = 55% a 91%), respectivamente.
Saiba mais: CROI 2022: SARS-CoV-2 e o papel da vacinação na cinética viral
Conclusões
Apesar de contar com uma amostra pequena, o estudo publicado no relatório do CDC concluiu que uma série de imunização primária de duas doses da vacina mRNA contra a covid-19 durante a gestação foi associada a um risco reduzido de hospitalização pela doença entre lactentes com menos de seis meses. Ademais, a proteção foi maior entre bebês cujas mães foram vacinadas mais tardiamente na gravidez. Avaliação adicional deve analisar o momento da vacinação antes, comparando ao período durante a gestação.
A divulgação desses dados é um grande avanço nas pesquisas relacionadas à vacinação contra a covid-19. Isso porque, atualmente, os lactentes da faixa etária avaliada no estudo não são elegíveis para vacinação e as taxas de hospitalização infantil permanecem em níveis mais elevados nos Estados Unidos, desde o início da pandemia. Portanto, este estudo sugere que a vacinação materna contra o covid-19 durante a gravidez pode proteger bebês com menos de 6 meses de idade da hospitalização relacionada a essa doença.
Referências bibliográficas:
- Halasa NB, Olson SM, Staat MA, et al. Effectiveness of Maternal Vaccination with mRNA COVID-19 Vaccine During Pregnancy Against COVID-19-Associated Hospitalization in Infants Aged <6 Months – 17 States, July 2021-January 2022. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2022;71(7):264-270. Published 2022 Feb 18. DOI: 10.15585/mmwr.mm7107e3.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.