Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Pediatria12 junho 2023

O metabolismo da bilirrubina

O entendimento do metabolismo da bilirrubina é essencial para a compreensão da icterícia neonatal. O intuito deste texto é ressaltar as etapas que são mais relevantes desse complexo processo.Primeira …

Por Cadu Carlomagno

O entendimento do metabolismo da bilirrubina é essencial para a compreensão da icterícia neonatal. O intuito deste texto é ressaltar as etapas que são mais relevantes desse complexo processo.

Primeira coisa que devemos entender é que a icterícia neonatal ocorre pela destruição dos eritrócitos, ou seja, hemólise. Ao contrário da hemoglobina adulta que dura 120 dias, a hemoglobina fetal (predominante no recém-nascido [RN]) tem duração média de 80 dias. Por tanto, elas são destruídas com maior frequência, originando substrato para a icterícia neonatal.

https://www.shutterstock.com/image-vector/scientific-designing-hemolysis-destruction-red-blood-2241049563

Com isso, ocorre liberação de componentes intracelulares, valendo a pena reforçar que a hemácia será captada pelo macrófago do sistema retículo-endotelial, havendo liberação de ferro que será reabsorvido em seus estoques séricos e porfirina, que é um composto proteico precursor da Bilirrubina Indireta (BI).

A BI é lipossolúvel e, quando livre no plasma, tem a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica (BHE), havendo risco de impregnação dos núcleos da base e do tálamo, podendo gerar encefalopatia bilirrubínica. Porém, vale lembrar que a grande maioria da BI está ligada a albumina (e por tanto não atravessa a BHE),dessa forma será encaminhada para dentro dos hepatócitos mediante as ligandinas.

Dentro do hepatócito, a BI será conjugada em bilirrubina direta (BD) pela enzima glicuronil transferase, que é hidrossolúvel e por tanto excretável na forma de estercobilina (fezes) e urobilinogênio (fezes).

https://www.shutterstock.com/image-vector/human-liver-icon-flat-illustration-vector-1533073292

Finalmente, vale lembrar também que no lúmen intestinal existe a enzima betaglicuronidase, que reverte a BD em BI e que pode ser novamente reabsorvida como parte da circulação êntero-hepática.

Imagem – medcel

Compreendendo esses passos é possível mapear as principais etiologias da icterícia neonatal, auxiliando nas condutas pertinentes para cada uma delas.

Autoria

Foto de Cadu Carlomagno

Cadu Carlomagno

Redator em pedpapers

anuncio pedpapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria