Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria20 junho 2022

FDA autoriza a administração de vacinas contra a covid-19 em crianças pequenas

O FDA emitiu autorização de uso emergencial das vacinas contra a covid-19 Moderna e Pfizer-BioNTech em crianças de até 6 meses de idade.

Em 17 de junho de 2022, o órgão americano Food and Drug Administration (FDA) emitiu autorização de uso emergencial (AUE) das vacinas contra a COVID-19 Moderna e Pfizer-BioNTech em crianças de até 6 meses de idade. De acordo com o FDA, a avaliação e análise dos dados de segurança, eficácia e fabricação dessas vacinas foi rigorosa e abrangente, apoiando a AUE. A agência determinou que os benefícios conhecidos e potenciais das vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech contra a COVID-19 superam os riscos conhecidos e potenciais nas populações pediátricas autorizadas para uso de cada vacina. Ademais, antes de tomar a decisão de autorizar essas vacinas para as respectivas populações pediátricas, o Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados independente da FDA (FDA’s independent Vaccines and Related Biological Products Advisory Committee) foi consultado, com votação em apoio às autorizações.

Leia também: Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!

FDA autoriza a administração de vacinas contra a covid-19 em crianças pequenas

Moderna

Para a vacina Moderna, o FDA alterou a AUE para incluir o uso da vacina em pacientes com idades entre 6 meses e 17 anos de idade como uma série primária de duas doses, com um mês de intervalo, com as respectivas posologias: 6 meses a 5 anos: 25 gramas por dose; 6 a 11 anos: 50 gramas por dose; 12 a 17 anos: 100 gramas por dose. Uma terceira dose da série primária está autorizada com pelo menos um mês de intervalo após a segunda dose para indivíduos nessa faixa etária que tenham determinados tipos de imunocomprometimento. A vacina já foi autorizada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

Saiba mais: Pfizer anuncia resultados positivos do reforço da vacina contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Pfizer-BioNTech

Já no caso da Pfizer-BioNTech, o FDA alterou a AUE para incluir o uso da vacina em crianças de 6 meses a 4 anos de idade como uma série primária de três doses (3 gramas por dose) em que as duas doses iniciais são administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose. A vacina já foi autorizada para uso em indivíduos com 5 anos de idade ou mais.

Autoria

Foto de Roberta Esteves Vieira de Castro

Roberta Esteves Vieira de Castro

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência