Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria6 agosto 2021

Eritropoetina na redução da displasia broncopulmonar moderada a grave em prematuros

Estudos demonstraram que eritropoetina pode melhorar o desenvolvimento de alvéolos e capilares pulmonares em modelos neonatais de DBP. 

Os avanços na área médica proporcionaram uma melhor taxa de sobrevivência em prematuros extremos, porém infelizmente a incidência de displasia broncopulmonar (DBP) não se alterou. Estudos em animais demonstraram que o tratamento com eritropoetina pode melhorar o desenvolvimento de alvéolos e capilares pulmonares em modelos neonatais de DBP. 

Leia também: O desenvolvimento neurológico de prematuros extremos é afetado pelo uso de opioides e benzodiazepínicos

Eritropoetina na redução da displasia broncopulmonar moderada a grave em prematuros

Child's foot with oximeter in intensive care unit

Métodos

Estudo retrospectivo em recém-nascidos prematuros com 23 a 32 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento menor ou igual a 1.500 g, e que sobreviveram até 36 semanas de idade corrigida.  

Foram analisadas características do paciente, comorbidades, modalidades de tratamento, fatores de risco para DBP e resultado de alta. Esses dados foram comparados entre os pacientes que receberam eritropoetina e aqueles que não receberam.

Resultados

Foram estudados 1.821 bebês prematuros: 928 receberam eritropoetina e 893 não. Os pacientes do grupo que recebeu apresentaram menor idade gestacional, peso de nascimento e necessitaram de maior suporte respiratório inicial do que o grupo que não recebeu a eritropoetina. 

Saiba mais: O uso de diuréticos em neonatos prematuros com lesão renal aguda (LRA)

A análise estatística mostrou uma incidência reduzida de DBP moderada a grave no grupo tratado com eritropoetina (OR 0,62, IC 95% 0,48-0,79). 

Conclusão

O tratamento com eritropoetina em recém-nascidos prematuros com 23 a 32 semanas de idade gestacional foi associado a uma incidência reduzida de DBP moderada a grave com 36 semanas de idade gestacional corrigida, com uma menor taxa de DBP se início do tratamento nas primeiras 2 semanas de vida. 

Considerações finais

A DBP vem sendo amplamente estudada nos últimos anos na tentativa de identificar suas causas e possibilitar formas de prevenção e de tratamento. Entretanto, temos ainda um amplo campo a ser explorado em pesquisas e revisões sobre esse tema. 

Referências bibliográficas: 

  • Bui KCT, Kim R, Abbasi A, et al. Erythropoietin treatment is associated with a reduced incidence of moderate to severe bronchopulmonary dysplasia in preterm infants born at 23 to 32 weeks gestation. Pediatrics. 2020 July;146(1 MeetingAbstract): 372-373. doi: 10.1542/peds.146.1_MeetingAbstract.372-a

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia