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Pediatria16 agosto 2023

Doze recomendações da AAP para preparar crianças e adolescentes para as aulas

As recomendações da AAP mostram de que forma as ações das crianças também são fundamentais para o retorno as aulas.

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics – AAP) publicou 12 recomendações com o objetivo de preparar as crianças e os adolescentes para o retorno às aulas. As orientações da AAP têm foco na saúde mental, são destinadas aos responsáveis e encontram-se a seguir: 

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1.  A AAP adverte aos pais que, se o filho não teve um exame físico saudável no ano passado, é necessário agendar uma avaliação com o pediatra antes da volta às aulas, incluindo todas as vacinas necessárias; 

2. Segundo a AAP, o retorno à escola é um bom momento para que os pais conversem com seu filho sobre se e como ele usa a mídia social, o que pode ser benéfico, mas também problemático para alguns. Ademais, destaca que a pediatria ainda está aprendendo sobre como as mídias sociais podem afetar a saúde humana, especialmente entre crianças e adolescentes; 

3. A AAP sugere que os pais mostrem ao filho o quanto é seguro conversar com eles, pois as crianças geralmente evitam falar sobre assuntos delicados, especialmente se esperam ser julgadas, repreendidas ou punidas; 

4. A recomendação da AAP menciona estudos que mostram que as crianças saem melhor na escola e têm melhor concentração e mais energia quando tomam café da manhã. De acordo com a AAP, “algumas escolas oferecem café da manhã para as crianças; se a sua não tiver, certifique-se de que ele tome um café da manhã que contenha alguma proteína. Se o seu filho não tiver tempo para comer, envie-o para a escola com um lanche como uma barra de granola”; 

5. Durante a primeira e a segunda infância, as crianças precisam de supervisão. Dessa forma, a Academia ressalta que um adulto responsável deve estar disponível para prepará-las e levá-las para a escola pela manhã e supervisioná-las depois da escola até que o pai ou a mãe  volte para casa do trabalho. Além disso, alerta para a seguinte situação: caso um membro da família cuide da criança, os pais devem comunicar a esse membro a necessidade de seguir regras consistentes estabelecidas pelos pais em relação a horários, disciplina e lição de casa; 

6. Dormir o suficiente é fundamental para uma criança ter sucesso na escola. As crianças que não dormem o suficiente têm dificuldade em se concentrar e aprender o melhor que podem. Por isso, a AAP sugere que os pais definam uma hora de dormir consistente para a criança, que essa hora deve ser cumprida diariamente e que seu filho desligue os dispositivos eletrônicos bem antes de dormir; 

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7. Os pais devem criar um ambiente que seja favorável ao dever de casa. As crianças precisam de um espaço de trabalho consistente em seu quarto ou outra parte da casa que seja silenciosa, sem distrações e que promova o estudo. Os pais precisam programar bastante tempo e espaço para a lição de casa; 

8. É necessário estabelecer uma regra doméstica de que a TV e outras distrações eletrônicas fiquem desligadas durante a hora do dever de casa. O uso do computador e da internet precisam ser supervisionados; 

9. Algumas crianças precisam de ajuda extra para organizar o dever de casa. Portanto, listas de conferência, cronômetros e supervisão dos pais podem ajudar a superar essas dificuldades; 

10. Se a criança está tendo dificuldades em um determinado assunto, os pais devem falar com o professor para obter instruções sobre como ajudar seu filho em casa ou na escola; 

11. Se os pais acreditam que seu filho se beneficiaria com os serviços de educação especial, eles devem enviar uma solicitação à escola para uma avaliação de uma programação individualizada com o auxílio do pediatra; 

12. É importante que os pais procurem o pediatra da criança se eles tiverem alguma preocupação com seu filho, incluindo alterações na saúde mental ou comportamental, além de quaisquer mudanças notáveis no sono, peso, hábitos alimentares ou outros padrões cotidianos.  

Autoria

Foto de Roberta Esteves Vieira de Castro

Roberta Esteves Vieira de Castro

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra

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