O 5º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (DERMAPED 2025), trouxe debates sobre as mais recentes inovações e abordagens na dermatologia pediátrica, reunindo profissionais da área para discutir os avanços na assistência médica a crianças e adolescentes com condições dermatológicas.
O evento, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte/MG, recebeu cerca de 800 médicos, pediatras e dermatologistas pediátricos engajados pela melhoria do atendimento das crianças com doenças de pele.
Cosméticos na Infância
A Dra. Marjorie Uber Iurk (PR) discutiu o uso de cosméticos na infância, fundamentando sua palestra na recente publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o tema. Ela ressaltou a necessidade de orientar os pais de forma clara e responsável, apontando os riscos associados a determinados compostos químicos e enfatizando a importância de práticas compartilhadas na escolha de produtos seguros e eficazes. Além disso, destacou os desafios na busca por opções economicamente viáveis e seguras para o cuidado da pele das crianças e evitar o terrorismo muitas vezes existente em redes sociais que dificultam o cuidado com a pele das crianças.
Dermatoses Autoinflamatórias
O Dr. Leonardo Oliveira Mendonça (SP) apresentou uma palestra aprofundada sobre as manifestações dermatológicas das doenças autoinflamatórias. Ele destacou os principais aspectos clínicos essenciais para o diagnóstico dessas condições, chamando a atenção para a importância do ambulatório de doenças autoinflamatórias do Hospitais das Clínicas da FMUSP, que se consolida como referência nacional no atendimento e diagnóstico dessas doenças.
Urticária e Alergia Alimentar: Quando e Como Investigar?
A Dra. Ariana Campos Yang (SP) esclareceu dúvidas na relação entre urticária e alergia alimentar, enfatizando que esse diagnóstico deve ser considerado em casos muito específicos, geralmente após uma única exposição ao alimento. Com base em evidências, ela destacou que muitas investigações carecem de critérios bem definidos e que a história clínica detalhada é o aliado mais importante dos médicos nesses casos. Além disso, reforçou que não há evidências que sustentem que a dermatite atópica possa ser causada exclusivamente por alergia alimentar.
Destaques na Dermatite Atópica
A dermatite atópica foi um dos temas de maior destaque no evento, discutido em uma mesa multidisciplinar que abordou o crescimento de casos e a gravidade progressiva em alguns pacientes. A Dra. Paula Luna (Argentina) detalhou os avanços no tratamento com imunobiológicos e inibidores de JAK, demonstrando resultados promissores com o uso combinado de medicamentos e terapias tópicas, como hidratação intensiva e controle do prurido.
Também ganhou destaque a apresentação da Dra. Vânia Oliveira Carvalho (PR), que explorou terapias alternativas, como Vitamina D, ômega 3, probióticos e o papel de grupos de apoio. Ela compartilhou os excelentes resultados do programa Clube da Dermatite, implementado no serviço de Dermatopediatria do Hospital de Clínicas da UFPR, como uma iniciativa direcionada a suporte emocional e educacional às famílias.
Veja também: Afecções dermatológicas na infância: Prurigo estrófulo
Cuidados com Cabelos Cacheados
A Dra. Melissa Alfredo (SP) fechou com maestria as apresentações do último dia, com uma palestra sobre os cuidados especiais com cabelos cacheados. Ela abordou as particularidades anatômicas desses fios, as principais queixas das mães no manejo e os desafios na escolha de produtos adequados. Enfatizou, também, a necessidade de maior investimento em desenvolvimentos específicos para atender a esse tipo de cabelo, reforçando a relevância do tema no contexto pediátrico.
Inteligência Artificial na Dermatologia
O evento se encerrou com a discussão sobre os avanços em Inteligência Artificial na dermatologia, destacando programas já disponíveis e suas aplicabilidades práticas no diagnóstico e tratamento de condições dermatológicas pediátricas. Foram apresentados recursos ainda pouco conhecidos, mas que despontam como promissoras ferramentas para o futuro da prática médica.
Sobre o 5º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (DERMAPED 2025)
Realizado com um programa científico abrangente, o DERMAPED 2028, se consolidou como um evento de referência na dermatologia pediátrica sendo um ponto de encontro para médicos tanto generalistas, pediatras, dermatologistas como para dermatologistas pediátricos. Além de palestras e mesas-redondas, o simpósio destacou avanços em tratamentos, abordagens clínicas e ferramentas tecnológicas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas do Brasil e da América Latina. O simpósio ocorre a cada dois anos, sendo a cidade do Rio de Janeiro a próxima sede para o 6º Dermaped, que ocorrerá em 2027.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.