Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria22 maio 2017

Lactentes e crianças não devem consumir suco de frutas?

Essa semana, a AAP atualizou suas diretrizes sobre o consumo de suco de frutas em lactentes e crianças. Veja os principais pontos.

Por Vanessa Thees

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Os sucos de frutas já foram muito recomendados por pediatras como fonte de vitamina C e fonte extra de água para lactentes e crianças saudáveis. No entanto, as últimas diretrizes têm questionado os reais benefícios do consumo de sucos, frente aos efeitos prejudiciais, como ingestão de calorias em excesso, risco de cáries e predisposição a ganho de peso inadequado.

Essa semana, a American Academy of Pediatrics atualizou suas diretrizes sobre o consumo de suco de frutas em lactentes e crianças. Veja abaixo os principais pontos:

  • Sucos não devem ser introduzidos na dieta de lactentes antes dos 12 meses de idade, a menos que clinicamente indicado, devido à ausência de benefícios nutritivos.
  • Quando o suco for clinicamente indicado em bebês com mais de 6 meses, a bebida deve ser administrada em uma xícara, e não em uma garrafa ou qualquer outro recipiente que facilite o transporte e o consumo em excesso.
  • Para bebês de 12 a 36 meses de idade, sucos de frutas podem ser oferecidos como parte de um lanche ou refeição, limitado a 120 ml ou menos por dia.

As melhores condutas em Pediatria você encontra no Whitebook! Clique aqui e baixe grátis o aplicativo #1 do médico brasileiro.

  • Para crianças de 4 a 6 anos, esse consumo deve ser limitado a 177 ml por dia.
  • Entre 7 e 18 anos, o limite diário recomendado é de 236 ml por dia.
  • Para crianças com diarreia crônica, dor abdominal, flatulência excessiva e inchaço, médicos devem questionar os pacientes sobre o consumo de sucos.
  • Para crianças com ganho de peso pobre ou excessivo, médicos devem recomendar a retirada dos sucos da dieta.

Veja aqui todas as recomendações.

Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria